Vigiar celular do parceiro faz mal à saúde

Procurar sinais de traição nas mensagens do parceiro causa taquicardia e até depressão

Rio – O celular pode ser o maior inimigo dos relacionamentos. Muitas pessoas esperam o companheiro sair de perto para dar aquela ‘espiada’ no histórico de mensagens e arquivos no aparelho dele. Para especialistas, esta desconfiança exagerada é prejudicial não só para a relação, mas para quem vê o dispositivo escondido: há risco de taquicardia, ansiedade e depressão.

Hábito, que pode levar o relacionamento ao fim, é mais comum entre mulheres, segundo psicóloga Foto:  iStockphoto
Hábito, que pode levar o relacionamento ao fim, é mais comum entre mulheres, segundo psicóloga Foto: iStockphoto

Segundo a psicóloga Fabiane Curvo, a tensão e o nervosismo que aparecem geram mais problemas físicos e psicológicos. “Elas sempre acham que vão encontrar algo no celular do parceiro, mas, no fundo, não querem achar. Qualquer recado se torna suspeito. Se você não estiver se controlando, o ideal é procurar uma terapia”, afirma a especialista. Segundo ela, é mais comum que mulheres espionem celulares. “Elas acham que os maridos ou namorados precisam dar satisfação de tudo”, diz.

Fabiane explica que a insegurança de perder o outro atinge tanto pessoas que não se sentem à altura do amado, quanto as que foram traídas antes. No caso de quem tem baixa autoestima, elas não entendem por que o parceiro não escolheu alguém melhor. Já as outras ficam receosas de serem traídas novamente.

Camilla Monteiro, 21 anos, pegava o celular escondido enquanto o namorado tomava banho. Numa das vezes, encontrou recados comprometedores. “Não afirmo que foi o principal fator que me levou a terminar o namoro, mas serviu como prova”, diz a jovem. Segundo a psicóloga, o ideal é que haja conversa entre o casal, para esclarecer o que incomoda. “Esse controle não é saudável e invade a privacidade alheia.”

NOVO ESPIÃO

Um novo aplicativo, o WhatsApp Web, promete aguçar ainda mais a espionagem. Ele permite que as conversas do WhatsApp apareçam na tela do computador. Isso é feito a partir de código QR. Quando se entra no site web.whatsapp.com, é gerado um código. Então, basta entrar no aplicativo pelo celular, ir em menu, encontrar a função WhatsApp Web e posicionar a câmera sobre o código QR. Automaticamente todas as conversas aparecerão no computador.

O DIA

Comentários

comentários