Vice-governador promete melhorias de segurança e populares encerram protesto

Na manhã desta sexta-feira (4) o vice-governador de Mato Grosso do Sul, Murilo Zauith (DEM), assegurou a moradores da região sul de Dourados investimentos que resultarão em mais segurança no trânsito da avenida Coronel Ponciano e rodovia MS-156.

Ontem (3) foi realizado um manifesto com bloqueio total da via estadual que margeia bairros populosos como Jardim Guaicurus, Dioclécio Artuzi e Harrison de Figueiredo. Hoje pela manhã a barricada de pneus já havia sido retirada.

Protesto foi realizado ontem em Dourados – Crédito: Vinicios Araújo/Dourados News

A comissão reunida com Murilo foi composta por representantes das associações de moradores do Dioclécio Artuzi, Harrison de Figueiredo e pelo presidente da Udam (União das Associações de Moradores de Dourados), Demétrio Siqueira Cavalcante.

Segundo o Dourados News, pouco antes de iniciar o encontro, o vice-governador, e também secretário estadual de Infraestrutura, disse que o Governo do Estado tem disposição para responder a essa demanda, no entanto seria necessário conhecer a expectativa de prazo da população.

“O Estado intervir é tranquilo. Agora, precisa ver se quer a curto prazo a intervenção ou quer um projeto realmente que trará a solução. Ações como viaduto, passarela, demandam no mínimo um ano. O que eles querem? Querem resolver pra fazer no momento ou uma obra definitiva? É isso que viemos tratar aqui”, afirmou Zauith.

A reunião durou cerca de 40 minutos. Ao final, a presidente da Associação de Moradores do Dioclécio Artuzi, Lizandra Roberta Montezélio Borges, disse à reportagem que o encontro foi produtivo e que ações foram garantidas para solução ao trânsito violento daquela região.

“De imediato vamos ver se o Município coloca a Guarda Municipal na passarela no horário de entrada e saída da escola, depois, dentro de seis meses, eles vão entregar a ciclovia elevada, guardrail e iluminação, e até os seis meses a Guarda vai ter que ficar na passarela com as crianças”, comentou.

Lizandra ainda disse que Murilo assegurou a construção de dois viadutos na região sul: um aos fundos do Dioclécio e Harrison, ligando ao Jardim Colibri e Izidro Pedroso; e outro aos fundos do Jardim Guaicurus ligando ao Parque dos Jequitibás.

“É investimento de curto, médio e longo prazo. Agora vai para frente. Estamos satisfeitos”, afirmou.

TRÂNSITO VIOLENTO

Neste segundo semestre vários acidentes com morte foram registrados na Avenida Coronel Ponciano e na MS-156, que dá acesso aos bairros da região sul.

Ao todo foram cinco, resultado de imprudência e infraestrutura ineficiente para comportar o tráfego excessivo naquelas vias.

Ontem, moradores fecharam o trânsito na MS-156 nas proximidades com a BR-163. Com uma barricada de pneus, eles impediram que usuários trafegassem por lá e somente no período da noite o bloqueio foi desfeito.

Trabalhadores em indústrias tiveram que descer de ônibus e seguir a pé para casa. Segundo informações transmitidas ao vice-governador, o manifesto provocou efeitos negativos à população.

“Eles deixaram as pessoas passarem de manhã pra trabalhar e depois a noite não queriam liberar a entrada nos bairros. Onde já se viu isso?”, reclamou a vice-presidente da Associação de Moradores do Harrison de Figueiredo Rosimeira da Silva, a Léia.

Ela relatou que ontem muitos moradores da região a procuraram para reclamar das intercorrências no bloqueio.

Comentários