Vereadores definem membros de CPI da Vacina com cinco partidos

CPI_membrosA Câmara de Vereadores de Campo Grande instalou a CPI das Vacinas na sessão ordinária da manhã desta terça-feira (7), como o Página Brazil acompanhou e divulgou, mencionando que os membros da Comissão Parlamentar de Inquérito, seriam apontados pelos partidos e definidos no período da tarde de ontem ainda. Assim foi feito, cumprido a promessa do proponente da Comissão, o vereador Alex do PT, que também fará parte do grupo, que terá ainda o colega Lívio Leite (PSDB), Chiquinho Telles (PSD), Vanderlei Cabeludo (PMDB) e Edson Shimabukuro (PTB). Os cinco membros da CPI, irão investigar o possível sumiço de vacinas contra a gripe nos postos de Saúde da Capital.

A CPI com membros postos começa a trabalhar já nesta quarta-feira (8) para definir a programação das investigações do possível desaparecimento de mais de 30 mil doses de vacina contra a gripe H1N1. A Comissão, como noticiamos, após semanas de denúncias do caso, foi requerida na última quarta-feira (1º), por Alex do PT, contando ainda com assinatura de mais 14 parlamentares. Segundo o petista, a pretensão é além de investigar realmente, quantas doses do medicamento desapareceram ou se foram aplicadas em pessoas fora das recomendações da Saúde Pública, bem como se houve um real desvio e apropriação indébita.

O parlamentar disse ontem a imprensa, que “o colegiado tem que decidir, mas para dar exemplo, ele pretende convocar primeiramente, o Instituto Butantã, fornecedora das vacinas, para saber de inicio e de forma técnica sobre pelo menos quatro dados, que somente eles podem fornecer”.

“Quero que eles, com sua condição técnica, venham e exponham para nós: se houve esse ‘sumiço’ em outros municípios, com analise oficiais sobre o que já foi dito por aqui e que eles também já externaram na imprensa; do número exato de vacinas fornecidas para a Sesau (Secretaria Municipal de Saúde); documentos oficial de lote, quantia, como foi a distribuição e comprovação do volume de cada tose; e se há algo cientifico no modo de preparo, manuseio e aplicação das doses, que podem ter sido errados”, detalhou Alex em primeiro ato da CPI.

Ao trabalho

Hoje, às 16h, está prevista uma reunião entre os membros para a definição da presidência e da relatoria da CPI, além da pauta de trabalho, como audiências, oitivas, pedidos de documentos e outras providências necessárias.

Entenda o caso – O Requerimento foi assinado por 15 parlamentares e aprovado em Plenário no dia 31 de maio. Assinaram o pedido de abertura de CPI os vereadores Alex do PT, Chocolate, Roberto Durães, Carlão, José Chadid, Dr. Cury, Edil Albuquerque, Airton Saraiva, Engenheiro Edson, Ayrton Araújo do PT, Betinho, Chiquinho Telles, Eduardo Romero, Coringa e Dr. Livio.

A CPI irá investigar o sumiço de 32.381 doses de vacina contra a gripe H1N1 da Secretaria Municipal de Saúde – SESAU, de um total de 195 mil doses encaminhadas pelo Ministério da Saúde ao município.

Comentários

comentários