Verde : dezembro será sem cobrança extra na conta de luz

Lúcio Borges

A conta de luz terá bandeira verde neste mês de dezembro, sem cobrança extra dos acréscimos de ao menos R$ 5,00 sobre os consumidores energia elétrica mensal. A taxa a mais vinha sendo acrescida há quatro meses consecutivos na maior elevação com bandeira vermelha, bem como quase todo ano foi com outros sinais entre alto e pouco mais baixo, na faixa amarela, mas que colocava algum valor somado. Desde maio deste ano, a bandeira estava nos patamares amarelo ou vermelho.

A Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica), que fez o anuncio neta sexta-feira (30), avaliou que apesar de os reservatórios ainda apresentarem níveis reduzidos, a expectativa é a de que a estação chuvosa continue aumentando o nível de produção de energia pelas hidrelétricas e a recuperação do fator de risco hidrológico (GSF), fatores que impulsionam a queda no Preço de Liquidação de Diferenças (PLD). O GSF e o PLD são as duas variáveis que determinam a cor da bandeira tarifária a ser acionada.

O sistema de bandeiras tarifárias foi criado para sinalizar aos consumidores os custos reais da geração de energia elétrica. A adoção de cada bandeira, nas cores verde (sem cobrança extra), amarela e vermelha (patamar 1 e 2), está relacionada aos custos da geração de energia elétrica.

A Aneel alerta que, mesmo com a bandeira verde, é importante manter as ações relacionadas ao uso consciente e combate ao desperdício de energia elétrica.

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, insira seu cometário!
Por favor, insira seu nome aqui