Vendaval deixa um morto e 50 feridos na cidade paulista de Jarinu

Um temporal acompanhado de raios, trovões e forte ventania, na noite de ontem (5), na cidade de Jarinu, na região de Atibaia, ao norte da Grande São Paulo, causou a morte de uma mulher de 48 anos e deixou pelo menos 50 feridos. A vítima estava em um ponto de ônibus, que teve a estrutura destruída por um raio. Ela chegou a ser socorrida por populares, foi encaminhada ao Pronto-Socorro da cidade, mas não resistiu.

A prefeitura informou que pelo menos 50 pessoas ficaram feridas em várias ocorrências. De acordo com a Coordenadoria Estadual de Defesa Civil Estadual (Cedec), 20 dos feridos estavam em uma igreja que foi destelhada. Quatro viaturas do Corpo de Bombeiros de Jundiaí foram acionados para socorrer os feridos, que foram encaminhados a hospitais da região de Atibaia e de Campo Limpo Paulista. Os danos gerais ainda estão sendo levantados, mas há relatos de muitas árvores caídas nas vias públicas e em residências.

1615845

Em Campinas, a 90 quilômetros da capital paulista, a semana começa com a população contabilizando os estragos provocados pelo tornado que atingiu a cidade na madrugada de ontem (5). Além de alagamentos e quedas de árvores, a forte ventania derrubou cinco torres de transmissão de energia, deixando pelo menos 100 mil clientes sem eletricidade. Entre os bairros mais afetados estão São Quirino, Taquaral, Novas Campinas e a região próxima do Galleria Shopping.

O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) informou que, em consequência da queda das cinco torres de transmissão, houve o desligamento automático de três linhas da rede básica do Sistema Interligado Nacional (SIN). As linhas de transmissão (LTs) afetadas são a Santo Ângelo/Replan, de 440 kV, da Cia de Transmissão de Energia Elétrica Paulista (Cteep), Santo Ângelo/Mogi Mirim, de 440 kV, também da Cteep, e a Campinas/Itatiba, de 500 kV, de Furnas.

Agência Brasil

Comentários

comentários