Vacinação Nacional contra gripe é marcada para iniciar na próxima semana

Lúcio Borges

A Campanha Nacional de Vacinação 2018 contra os vários piores tipos gripe terá pouco mais de um mês, para atingir todo o público prioritário, que demanda a ação. O início anunciado hoje (18), pelo Ministério da Saúde, será  no dia 23 de abril e o fim é previsto para 1° de junho.

Segundo o Ministério, a imunização vai assegurar proteção contra os três subtipos do vírus de maior incidência: H1N1, H3N2 e Influenza B. A gripe é causada pelo vírus influenza. Entre os sintomas que provoca estão febre alta, dor muscular, dores de cabeça e na garganta e coriza.

O objetivo é atuar no período de maior propagação do vírus: na transição entre o outono e o inverno. A iniciativa será voltada principalmente para idosos, gestantes, crianças com idades entre seis meses e cinco anos, trabalhadores da saúde, professores, povos indígenas, puérperas (mulheres cujo parto ocorreu há até 45 dias) adolescentes e adultos privados de liberdade.

Até o dia 7 de abril, de acordo com o ministério, haviam sido contabilizados 286 casos de gripe e 28 mortes. O subtipo H1N1 provocou 117 casos e 16 óbitos e o H3N2, 71 casos e 12 mortes.

Comentários