Vacinação contra gripe em Campo Grande começa nesta terça-feira

Michael Franco

Apesar do Ministério da Saúde anunciar o início da campanha de vacinação contra a gripe para hoje (23), em Campo Grande o processo começará nesta terça-feira (24). Segundo dados da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), cerca de 197 mil pessoas do grupo de risco devem ser imunizadas.

A Sesau não adotará o sistema de escalonamento seguindo as recomendações da Ministério da Saúde. O “Dia D” da 20ª Campanha Nacional de Vacinação acontece em 12 de maio. Idosos com 60 anos ou mais, crianças entre 6 meses e cinco anos incompletos, gestantes e puérperas, fazem parte do grupo de risco e devem receber a vacina de prontidão.

Além deles, os trabalhadores de saúde, indígenas, portadores de doenças crônicas não transmissíveis, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos cumprindo medidas socioeducativas, privados de liberdade, funcionários do sistema prisional e professores também devem receber a imunização.

Como vacinar?

Todas 66 Unidades Básicas de Saúde (UBS) e da família (UBSF) terão doses disponíves e atenderão das 7h às 11h e das 13h Às 16h45, dependendo da organização de cada unidade, é possível haver distribuição de senhas para melhor organização.

Para ser imunizado, o cidadão deve apresentar o Cartão Nacional de Saúde (CNS), conhecido como Cartão do SUS , documento pessoal de identificação e, se possuir, a caderneta de vacinação.

Os portadores de doenças crônicas devem levar um laudo médico atestando a doença. As gestantes e puérperas precisam levar o cartão gestante pu exames recentes; os profissionais de saúde podem apresentar holerite ou carteira do conselho. Os índigenas devem possuir e apresentar cadastro na Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai).

A cada semana um balanço será divulgado para que a população possa acompanhar o andamento da campanha com maior transparência.

Comentários