Vacinação contra aftosa na faixa de fronteira de MS começa nesta terça

Começa na terça-feira (13) a segunda etapa da campanha de vacinação contra a febre aftosa para bovinos e bubalinos na faixa de fronteira de Mato Grosso do Sul com Paraguai e a Bolívia. Segundo a Iagro (Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal), o período para imunização nos 13 municípios da região vai até o dia 27 de novembro, e depois o produtor terá até o dia 14 de dezembro para fazer o comunicado da vacinação ao órgão.

Vacinação começa nesta terça-feira (Foto: Divulgação )
Vacinação começa nesta terça-feira (Foto: Divulgação )

Conforme a Iagro deverão ser vacinados animais de zero a 24 meses de idade. A região onde a nova rodada da campanha começa nesta terça-feira compreende os municípios de: Antônio João, Japorã, Mundo Novo, Aral Moreira, Bela Vista, Caracol, Coronel Sapucaia,Corumbá, Ladário, Paranhos, Ponta Porã, Porto Murtinho e Sete Quedas.

Já região do Planalto, a segunda etapa da vacinação vai começar no dia 3 de novembro e vai até 7 de dezembro. No Pantanal, para os optantes da etapa de novembro, o trabalho também tem início no dia 3, mas vai até o dia 20 de dezembro.

A diretora secretária da Famasul (Federação de Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul), Terezinha Cândido, destacou a importância da vacinação para a sanidade do rebanho sul-mato-grossense.

“Os produtores rurais precisam continuar o trabalho de prevenção para manter o status que é reconhecido pela OIE [Organização Mundial de Saúde Animal] e assim aumentar nosso leque de compradores no mercado internacional”, ressalta.

Para Terezinha, o reconhecimento do status é resultado do trabalho realizado pelos produtores e trabalhadores rurais do Estado, com a orientação da Iagro e do Mapa (Ministério da Agricultura e Pecuária).

Comentários

comentários