Vacina brasileira contra dengue pode ser aprovada até o fim de 2015

Durante a audiência pública realizada na última quinta-feira (28) na Câmara dos Deputados, em Brasília, o diretor da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), Renato Alencar Porto, anunciou que o Brasil pode ser o primeiro país do mundo a registrar uma vacina de dengue.

Só no início deste ano foram registrados 850 mil casos da doença no país. Em MS foram 24.003 notificações sendo 4.704 na capital, segundo dados divulgados pela Secretaria de Saúde de Mato Grosso do Sul (SES).

Das 6 pesquisas desenvolvidas hoje no mundo, o Brasil desponta com a mais avançada. Desenvolvida pelo laboratório Sanofi-Pasteur, o medicamento imuniza contra os quatro tipos de vírus da dengue e foi testada em 40 mil pessoas de 15 países.

Aplicada em 3 doses com intervalos de 6 meses,  a substância reduziu em 60% a dengue sintomática e em 95% a doença grave.

O laboratório entrou com pedido de registro na Anvisa em março deste ano. Porto acredita que até o fim de 2015 a vacina seja aprovada.

Segundo o coordenador-geral do Programa Nacional de Controle da Dengue do Ministério da Saúde, Giovanini Coelho, caso seja comprovada a segurança do medicamento, a vacinação contemplará, no primeiro momento, áreas e grupos etários de prioridade que já começam a ser estudados pelo Ministério.

com informações da Agência Câmara

 

 

Comentários

comentários