“Um dia podemos precisar”, diz casal que doa sangue há mais de 20 anos

Vanessa e Anderson aguardando o momento de coleta no Hemosul (Foto: Paulo Francis)
Vanessa e Anderson aguardando o momento de coleta no Hemosul (Foto: Paulo Francis)

Anderson Luiz Santos, de 43 anos e Vanessa Rosa, de 45 anos, doam sangue voluntariamente desde os 18 anos. O vendedor e a enfermeira são casados e dizem que a atitude é movida pelo temido futuro de que um dia possam precisar de sangue. “Um dia podemos precisar, por isso doamos”, disse o casal, que aguardava o momento de coleta no Hemosul  (Centro de Hematologia e Hemoterapia de Mato Grosso do Sul).

Vanessa voltou ao centro para doar sangue ao tio, que passa por um momento delicado. “Vim doar para o meu tio, eles está com câncer e vai passar por cirurgia”, conta. Ambos disseram ao Página Brazil que doam sangue pelo menos duas vezes ao ano. “Só parei quando fiz uma tatuagem”, disse Anderson.

A investigadora de polícia Marcela Fernanda, de 33 anos, doa sangue pela segunda vez e tranquiliza quem pretende contribuir com o ato. “Não dói, a gente ajuda várias vidas, é tranquilo e confiável”, acredita.

Dia especial

No dia 25 de novembro comemora-se o Dia do Doador Voluntário de Sangue. De acordo com Marina Torres, gerente técnica da Rede Hemosul, diariamente o centro recebe cerca de 120 doadores, mas neste dia especial, Marina estima que o banco de coleta receba mais de 300 voluntários.

A investigadora Marcela, doa para salvar vidas (Foto: Paulo Francis)
A investigadora Marcela, doa para salvar vidas (Foto: Paulo Francis)

Segundo a gerente, 250 mil doadores estão cadastrado no centro de hematologia, que não sofre com a falta de sangue. “A nossa única dificuldade é a manutenção das plaquetas, que duram apenas cinco dias”, explica.

Nesta sexta-feira (25), o Hemosul tem a equipe técnica reforçada, para receber centenas de voluntários. “Aumentamos nossa equipe e preparamos uma surpresa para os nossos doadores”, revela Marina.

Confira a entrevista com a gerente técnica da Rede Hemosul

 

Comentários

comentários