UEMS encerra Novembro Azul com palestra sobre saúde do homem

Foto Divulgação
Foto Divulgação

A Unidade da UEMS de Dourados realizou na tarde desda desta sexta-feira (27), uma palestra voltada para servidores da instituição com o tema “Saúde do Homem”, proferida pelo dr. cancerologista Aroldo Boigues. A palestra aconteceu no Anfiteatro da instituição com a presença do reitor Fábio Edir, vice-reitor Laércio de Carvalho e pró-reitores.

Abordando o assunto num amplo aspecto, o especialista alertou aos presentes sobre a configuração atual do câncer no mundo, comportamentos de risco e formas de prevenção. Para Boigues, hábitos prejudiciais ligados ao sedentarismo, alimentação inadequada e consumo de substâncias tóxicas são as maiores causas de ocorrência do câncer.

“O cigarro é um dos maiores responsáveis por desencadear processos cancerígenos em humanos, assim como o consumo excessivo de álcool, o sedentarismo e obesidade. É preciso combater essas práticas, se queremos viver mais e melhor”, explicou o palestrante.

Como forma de evitar a ocorrência de câncer, o especialista indicou o consumo sem restrição de vegetais, atividades físicas e ingestão de muito líquido. “Adotando essa rotina habitual é possível reduzir a possibilidade no desenvolvimento de câncer em até 40%, além de prevenir outras doenças cardiovasculares e diabetes”, informou Boigues.

No mês de novembro é comemorado o Dia Internacional do Homem (19/11) e do combate ao Câncer de Próstata (17/11), por isso o objetivo da campanha é orientar a população masculina a cuidar melhor da saúde e procurar o consultas preventivas e tratamento médicos com mais frequência.

A Diretoria de Educação a Distância (DEAD) transmitiu ao vivo a palestra no site, para acesso dos servidores das demais Unidades. Apoiando essa campanha, a Pró-reitoria de Desenvolvimento Humano e Social da UEMS elaborou, sob encomenda, camisetas do “Novembro Azul”.

Sobre o Palestrante

Aroldo Boigues é formado em Medicina pela Universidade do Oesta Paulista (2003). Atualmente é docente da FCS/UFGD e coordenador da Comissão de Residência Médica – COREME HU/UFGD. Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Cancerologia Clínica.

Uems

Comentários

comentários