UEMS de Mundo Novo participa de evento realizado pela Itaipu Binacional

Foto Divulgação
Foto Divulgação

Entre os dias 17 e 18 de Março, professores e alunos da UEMS de Mundo Novo, dos cursos de Tecnologia em Gestão Ambiental e Ciências Biológicas, juntamente com representantes do poder executivo do município, professores do estado e agricultores familiares do município de Mundo Novo, participaram do 13º Encontro Cultivando Água Boa, realizado na cidade de Foz do Iguaçu, Paraná. Evento este, organizado todos os anos pela Itaipu Binacional envolvendo os 29 municípios da Bacia do Paraná III.

O evento contou com a presença de cerca de 3.000 pessoas, e desenvolveu as seguintes atividades: oficinas temáticas, apresentações culturais regionais, palestras, mesas redondas e relatos de caso.

Todas as atividades foram desenvolvidas por representantes do Brasil, Paraguai, Uruguai, Guatemala, Republica Dominicana, Itália e Espanha. Os palestrantes representavam a ONU, FAO, UNESCO, ANA, EMBRAPA, Itaipu Binacional e Ministério de Minas e Energia.

O Encontro também teve como objetivo comemorar o prêmio recebido pelo Programa Cultivando Água Boa, como o melhor programa de gestão de recursos hídricos do mundo, concedido pela ONU no ano de 2015.

Os professores da UEMS, Leandro Marciano Marra e Jean Sérgio Rosset, juntamente com os alunos da Universidade tiveram a oportunidade de conhecer todas as atividades desenvolvidas pelo Programa Cultivando Água Boa, nos 29 municípios lindeiros ao Lago de Itaipu, além disso, puderam trocar experiências com os demais participantes.

Os professores ressaltaram a importância da participação neste tipo de evento, pois o foco do mesmo é o desenvolvimento territorial regional com ênfase no manejo das bacias hidrográficas, tratando das potencialidades e problemáticas ambientais dos municípios envolvidos. Por fim, afirmaram que a UEMS está buscando parceria com a Itaipu Binacional para o desenvolvimento de projetos futuros.

Comentários

comentários