Twitter lança app para transmissão de vídeos ao vivo

O Twitter está lançando hoje um novo aplicativo com foco em streaming de vídeo ao vivo. O nome do app é Periscope e está disponível somente para iOS, por enquanto.

Periscope: novo app do Twitter faz streaming ao vivo de vídeos
Periscope: novo app do Twitter faz streaming ao vivo de vídeos

A Periscope havia sido comprada pelo Twitter em janeiro, antes mesmo que o aplicativo de fato existisse. De acordo com fontes, o negócio teria sido de 100 milhões de dólares.

O aplicativo permite que seus usuários façam streaming em vídeo usando o smartphone. O conteúdo é escolha do usuário. Desde notícias até a rotina podem ser transmitidos.

Recentemente, um app chamado Meerkat tem ganhado fama e usuários. Sua função é exatamente a mesma do Periscope: transmitir vídeos ao vivo.

Mas o Periscope chega com uma função extra, que deve agradar aos usuários. Os vídeos ficarão salvos e poderão ser tocados posteriormente – no Meerkat quem não viu ao vivo, não vai ver mais. Essa função, no entanto, é opcional no Periscope.

Dentro do Periscope é exibida uma lista de vídeos transmitidos ao vivo. Em um campo de busca, é possível encontrar aqueles que foram salvos e estão offline.

O foco em informação em tempo real aproxima bastante o Twitter do Periscope. “Nós sempre pensamos que se o que nossa ideia, se fosse bem sucedida, poderia ser um pulso visual em tempo real do que está acontecendo no mundo”, disse Kayvon Beykpour, cofundador do Periscope, ao site The Verge.

Como forma de se proteger do grande concorrente, o Twitter já bloqueou o acesso do Meerkat à sua rede.

O Periscope é, neste momento, um app mais bem acabado. O tempo de desenvolvimento foi bem mais longo do que o do Meerkat. Além disso, existe a vantagem da integração com o Twitter, uma rede social bem difundida e a função matadora de vídeos offline.

O trunfo do Meerkat na briga é ter chegado primeiro. Uma rede de usuários já está se formando e o app ficará conhecido como o primeiro do tipo a fazer sucesso.

No lançamento, o Periscope está disponível somente para iOS. Uma versão para Android deve chegar em breve. O Meerkat também tem versão somente para iOS. A briga, neste momento, pode ser para ver quem chegará com uma versão para Android primeiro, abocanhando mais uma porção de usuários.

 

Comentários

comentários