Tornado levanta poeira na região rural de Vicentina e intriga moradores

Da Redação

Tornado atingiu a região rural de Vicentina – distante 250 quilômetros de Campo Grande – neste sábado (30) e intrigou quem testemunhou o fenômeno no município, localizado na região centro-sul do Estado.

Tornado foi visto em área rural de Vicentina, centro-sul do Estado (Foto: Fabio Faria da Silva/Reprodução/Facebook).

Em publicação, o Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima de Mato Grosso do Sul) confirmou a veracidade do evento em Vicentina e classificou o tornado como do tipo landspout.

O fenômeno, segundo o Cemtec, “não surge da rotação organizada em escala de tempestade e, portanto, não está associado a uma nuvem de parede (murus) ou a um mesociclone”.

A publicação apontou ainda que “as trombas de terra são normalmente observadas abaixo do cúmulo-nimbo (nuvem caracterizada por grande desenvolvimento vertical) ou das nuvens Cumulus congestus (de contornos nítidos e base aplainada).

Na maior parte dos casos, o tornado landspout não passa de um turbilhão de poeira e é o equivalente terrestre das trombas d’água.

O meteorologista da Uniderp, Natálio Abrão, também comentou sobre o fenômeno. Segundo ele, o evento pode ser chamado de tornado, caracterizado quando a tromba atinge o solo.

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, insira seu cometário!
Por favor, insira seu nome aqui