TJ-MS reabre atendimentos da Carreta da Justiça com 10 municípios neste semestre

Lúcio Borges

A Carreta da Justiça voltou a atender a população nesta semana em programação de todo o segundo semestre de 2019. O primeiro serviço já foi realizado nesta segunda e terça-feira (23), na cidade de Santa Rita do Pardo, região Leste de Mato Grosso do Sul, na microrregião de Três Lagoas. O veiculo do TJ-MS (Tribunal de Justiça de MS) segue amanhã e sexta-feira (26), para o município de Selvíria, também na região Leste, mas na microrregião de Paranaíba, fechando os atendimentos desta semana. Veja abaixo quais ações são desenvolvidas e datas para os outros oito municípios a serem atendidos até o fim do ano.

Conforme o TJ-MS, a primeira comarca que recebeu o atendimento foi Santa Rita do Pardo, onde 200 pessoas procuraram o serviço do Poder Judiciário, nos dois dias de atendimentos. A cidade com 7.801 habilitantes (estimativa IBGE) e distante 245 km da Capital, teve a equipe do juiz Luiz Felipe Medeiros Vieira atendendo as demandas da população local.

“Nos dois dias foram realizadas 37 conversões de união estável em casamento, seis divórcios, duas exonerações de alimentos.Também foram realizados um reconhecimento de paternidade e um reconhecimento de união estável, além de 47 novas ações abertas na comarca”, relatou o magistrado.

Agora, na sequência, a Carreta segue rumo a Selvíria (25 e 26/07), fechando os atendimentos desta semana. Amanhã, a população Selvirense pode esperar os serviços realizados de forma rápida e totalmente gratuita.

 Na unidade móvel do Judiciário é possível realizar os seguintes serviços judiciais:

– Reconhecimento de união estável e a conversão em casamento;
– Exame de DNA para investigação e reconhecimento de paternidade;
– Pedido de pensão alimentícia, execução e desoneração de alimentos;
– Pedido de guarda de menores;
– Conversão de separação judicial em divórcio e divórcio;
– Cobranças e outros pedidos da área cível.

Além disso, ainda são disponibilizados esclarecimentos sobre os serviços prestados pelo Poder Judiciário e os agendamentos já realizados para os processos que tramitam na comarca sede.

Calendário

Após atender Selvíria (25 e 26/07), a Carreta da Justiça dará uma pausa e volta seus atendimentos em agosto na comarca de Taquarussu (19 e 20/08) e depois para Novo Horizonte do Sul (22 e 23/08). No calendário deste ano ainda estão Jateí (16 e 17/09), Vicentina (19 e 20/09), Japorã (14 e 15/10), Juti (17 e 18/10), Douradina (04 e 05/11) e fecha o atendimento no ano de 2019 em Laguna Carapã (07 e 08/11).

Saiba mais – A Carreta da Justiça faz parte do programa Judiciário em Movimento, que tornou 100% dos municípios sul-mato-grossenses sedes de comarcas.

Comentários