Tite é um dos indicados ao prêmio de melhor técnico do ano pela Fifa

Placar/JP

Tite comemora seu primeiro título pela seleção (Foto: Bruna Prado/Getty Images)

A Fifa divulgou na manhã desta quarta-feira, 31, a lista de dez indicados ao prêmio The Best, de melhor treinador do ano. Há três argentinos, Marcelo Gallardo (River Plate), Ricardo Careca (Peru) e Maurício Pochettino (Tottenham), e um brasileiro, Tite (seleção brasileira), entre os indicados. A premiação do The Best acontece em 23 de setembro, em Milão, na Itália.

Além de Tite, campeão da Copa América, há outros técnicos de seleções indicados: Djamel Belmadi, vencedor da Copa da África com a Argélia, Fernando Santos, campeão da Liga das Nacões com Portugal, e Didier Deschamps, da atual campeã mundial França.

Completam a lista Jürgen Klopp, campeão europeu com o Liverpool, Pep Guardiola, vencedor da Premier League com o Manchester City e Erik Ten Hag, campeão holandês e semifinalista da Liga dos Campeões com o Ajax.

Para justificar a presença de Tite, a Fifa ressaltou que a seleção sofreu apenas um gol e marcou 15 nos seis jogos da vitoriosa campanha na Copa América. Assim, o treinador gaúcho volta a figurar entre os dez candidatos ao prêmio, algo que ocorreu em 2017, mas não no ano passado, quando o Brasil tinha parado nas quartas de final da Copa do Mundo da Rússia.

Futebol feminino 

Sem a presença de brasileiros, a Fifa também revelou a lista de dez candidatos ao prêmio de melhor comandante do futebol feminino. A relação tem Milena Bertolini (Itália), Jill Ellis (Estados Unidos), Peter Gerhardsson (Suécia), Futoshi Ikeda (seleção sub-20 do Japão), Toña Is (seleção sub-17 da Espanha), Joe Montemurro (Arsenal), Phil Neville (Inglaterra), Reynald Pedros (Lyon), Pal Riley (North Carolina Courage, dos EUA) e Sarina Wiegman (Holanda).

A definição dos treinadores indicados ao prêmio da Fifa se deu pelo desempenho esportivo entre 16 de julho de 2018 e 19 de julho deste ano. Os dez nomes agora serão colocados em votação. A participação popular tem peso semelhante ao de especialistas da comunidade do futebol (jornalistas e capitães e treinadores das seleções nacionais) e os três finalistas serão anunciados posteriormente.

Comentários