Tempo seco coloca 17 cidades de MS em alerta de perigo

A baixa umidade do ar vem “castigando” as cidades de Mato Grosso do Sul na tarde desta segunda-feira (13) e nas regiões Norte e Leste do Estado, a umidade pode chegar à níveis baixíssimos, atingindo apenas 12%. O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) emitiu alerta de perigo para 17 cidades.

Conforme o meteorologista Franco Nadal Villela, as umidades relativas do ar nas cidades do Estado devem atingir níveis baixos até, pelo menos, nesta terça-feira (14). Na terça, a nebulosidade volta a tomar conta do céu e chuvas isoladas podem acontecem a qualquer hora do dia.

Na quarta e quinta-feira (15 e 16), uma frente fria que vem do Sul do país promete trazer chuvas na maioria de MS. A qualidade do ar, ainda segundo o meteorologista, deve voltar a melhorar na quarta-feira.

Água Clara, Alcinópolis, Camapuã, Cassilândia, Chapadão do Sul, Costa Rica, Coxim, Figueirão, Inocência, Paranaíba, Paraíso das Águas, Pedro Gomes, Ribas do Rio Pardo, Rio Verde de Mato Grosso, Sonora, São Gabriel do Oeste e Três Lagoas.

Cidades que estão com umidade relativa do ar em 20%:

Anastácio, Anaurilândia, Angélica, Aparecida do Taboado, Aquidauana, Bandeirantes, Bataguassu, Brasilândia, Campo Grande, Corguinho, Corumbá, Deodápolis, Dois Irmãos do Buriti, Douradina, Dourados, Itaporã, Jaraguari, Maracaju, Nioaque, Nova Alvorada do Sul, Nova Andradina, Rio Brilhante, Rio Negro, Rochedo, Santa Rita do Pardo, Selvíria, Sidrolândia e Terenos.

Baixa umidade do ar

Sem chuva, o tempo seguirá muito seco, com umidade relativa do ar chegando a 15%. Conforme a OMS (Organização Mundial da Saúde), quando a umidade relativa do ar chega a essa porcentagem, os moradores devem entrar em estado de alerta para com a saúde.

Confira alguns cuidados para se tomar:

  • Observar as recomendações do estado de atenção;
  • Suprimir exercícios físicos e trabalhos ao ar livre entre 10 e 16 horas;
  • Evitar aglomerações em ambientes fechados;
  • Usar soro fisiológico para os olhos e narinas;
  • Ingerir bastante água para hidratar;

Comentários