‘Temos a maior crise no campo dos refugiados’, diz especialista em Relações Internacionais sobre cenário migratório

Rádio Globo Campo Grande

Venezuelanos chegando e sendo expulsos do Brasil, centenas de refugiados aguardando dias no interior de embarcações esperando que países europeus aceitam a entrada, presidente visando construção de muro na fronteira. O cenário é realidade do mundo atual e para entender como a sociedade chegou ao ponto crítico de imigrantes, seres humanos acima de tudo, deixarem o país de origem e não conseguirem lugar em outro, o Café das Seis conversou com o coordenador dos cursos de Relações Internacionais e Direito da Anhanguera, Gustavo Câncio.

Nas palavras do especialista “Hoje a gente tem a maior crise dos Direitos Humanos no campo dos refugiados. Há uma grande preocupação de alguns Estados em não receberem determinados fluxos, determinada população”. Ainda de acordo com Câncio, no que diz respeito ao Direito Internacional, a entrada de refugiados não pode ser negada.

Também foi debatido especificamente a vinda dos venezuelanos para o Brasil, que pode ser entendida como um aglomerado de crises no país governado por Nicolás Maduro. “É um cenário drástico de três crises severas. A crise econômica, a crise política e a crise social”.

Quer saber mais sobre Relações Internacionais, diplomacia e cenário migratório pelo mundo. Ouça a entrevista completa abaixo:

Comentários