Superlua poderá ser vista na noite deste sábado

Na noite deste sábado (29) será possível observar no céu o fenômeno conhecido como “superlua”, que acontece quando ocorre uma lua cheia no período entre 24 horas antes ou depois de a lua atingir o perigeu (ponto mais próximo da Terra) de sua órbita. As informações são do astrônomo Cassio Barbosa, do blog Observatório.

A supelua parece 14% maior e até 30% mais brilhante  (Foto: Divulgação)
A supelua parece 14% maior e até 30% mais brilhante
(Foto: Divulgação)

A órbita da Lua é elíptica, por isso a distância até nosso satélite natural varia. A menor distância até a Terra (chamada de perigeu) é bem diferente da maior distância (chamada de apogeu): o perigeu da Lua se dá por volta de 362.600 km da Terra e o apogeu, na média, por volta de 405.400 km.

Este ano haverá três superluas: em agosto, em setembro e em outubro. A primeira superlua, que tem o nome oficial de “lua do perigeu-sizígia”, acontecerá neste sábado, dia 29. A Lua atinge sua fase de cheia 20 horas antes do perigeu.

“Toda vez que a Lua fica cheia perto do perigeu, ela parece 14% maior e até 30% mais brilhante. A diferença de tamanho não é tão perceptível, pois quando ela está alta no céu, não há nenhuma estrutura para comparação. Já a diferença de brilho é mais fácil de se notar”, explica Cassio Barbosa. “Esse evento é um daqueles que não precisam de instrumento para apreciar, basta ir para um local aberto e olhar para a Lua.”

G1

Comentários

comentários