Sorteio define grupos da Libertadores e confrontos da Sul-Americana 2019

Com informações Terra

Acontece nesta segunda-feira (17), na sede da Conmebol em Luque (Paraguai) o sorteio da Libertadores e da Sul-Americana de 2019. A solenidade prevista para às 22h (horário de Brasília) define os grupos e as fases prévias da Libertadores, além dos confrontos de primeira fase na Sul-Americana.

A presença dos clubes nos potes 1 ou 2 do sorteio é definida de acordo com a posição no ranking continental. A Conmebol usa três critérios para definir as colocações dos clubes: desempenho na Libertadores nos últimos dez anos, coeficiente histórico (pontuação no torneio entre 1960 e 2006) e títulos nacionais na última década.

São Paulo e Atlético-MG, por outro lado, estarão no pote 1 da segunda fase, uma das preliminares. Só é possível ter dois clubes de um mesmo país em um mesmo grupo caso um tenha se classificado das fases iniciais da Libertadores.Se tratando de Sul-Americana, o sorteio desta segunda-feira irá definir os confrontos da primeira fase. 41 dos 44 clubes já estão classificados, incluindo seis brasileiros. São eles Botafogo, Santos, Bahia, Fluminense, Corinthians e Chapecoense. O Verdão do Oeste, 14º colocado no Brasileiro, herdou a vaga na tabela deixada pelo título do Furacão no torneio continental.

Vale ressaltar que, em 2019, ambas as competições terão final única. A decisão da Libertadores será disputada em Santiago (Chile), enquanto a Sul-Americana conhecerá seu campeão em Lima (Peru).

Comentários