Solurb retoma coleta do lixo às 19 horas desta sexta-feira

Após 11 dias de greve dos 1.080 trabalhadores, a Solurb retoma a coleta do lixo às 19h de hoje (18) em Campo Grande. Sob suspeita de ter praticado lockout (greve ilegal de empresa), a concessionária anunciou que os trabalhos de coleta serão retomados na noite de hoje, mas a empresa afirmou, em nota enviada pela assessoria de imprensa, que manterá o trabalho “enquanto os insumos estocados permitirem”.

Lixo se acumula em ruas da Capital após 11 dias de greve na coleta
Lixo se acumula em ruas da Capital após 11 dias de greve na coleta

Pela manhã, a CG Solurb afirmou em audiência no Tribunal Regional do Trabalho da 24ª Região que há dificuldades para que a coleta aconteça porque falta dinheiro para combustível nos caminhões e há 35 veículos bloqueados pela empresa de leasing em razão do não pagamento de parcelas do financiamento. A frota total é composta de 50 caminhões.

Esse problema financeiro, segundo declarou o superintendente executivo da concessionária, Lucas Dolzan, seria decorrente de um atraso da prefeitura de Campo Grande em pagar a prestação de serviço. A empresa cobra do governo municipal R$ 23,7 milhões em repasses não quitados, mais R$ 10 milhões referentes a reajuste contratual dos últimos 14 meses.

O Procurador do Ministério Público do Trabalho, Hiran Sebastião Meneguelli Filho, disse que o MPT vai identificar a real dificuldade financeira da CG Solurb para colocar combustível nos caminhões. “Existe uma greve de empresa que chama lockout. A gente precisa verificar, com base nessas alegações da empresa, se não está havendo uma greve da empresa. Lockout é ilegal, é inconstitucional”, explicou o procurador, via assessoria de imprensa.

Comentários

comentários