Situação nos UPAs ainda é tranquila mesmo com greve dos enfermeiros

Mesmo com o início da greve dos enfermeiros na Capital, durante a manhã deste sábado o atendimento permanecia tranquilo nas Unidades de Pronto Atendimento do Coronel Antonino e Universitário. O enfermeiro da Comissão de Negociação dos Trabalhadores da Enfermagem, Hederson Fritz, explica que como é fim de semana com o decorrer do dia há probabilidade de aumento na demanda.

Os profissionais atuam em turnos alternados com efetivo de 30% nos UPAs e Centro Regional de Saúde (CRS). Uma das enfermeiras do UPA Coronel Antonino que prefere não ser identificada, explica que a unidade está com dois técnicos de enfermagem que realizam a parte de triagem infantil e adulto, inalação, medicação e coleta de material, dois técnicos na área verde, onde os pacientes ficam em repouso e observação e três técnicos na parte de emergência e urgência. A UPA ainda conta com 4 enfermeiros padrão em revezamento de 1h20.

De acordo com a enfermeira as pessoas tem entendido bem a situação “na medida do possível”. Os profissionais reivindicam a valorização da categoria, mudança na referência, reajuste salarial de 8,5% correspondentes a inflação do período e a volta dos plantões cortados pela Prefeitura.

A do lar, Márcia Falcão, conta que só soube da grave ao chegar na UPA com o filho Geovani de 3 anos que precisava de uma inalação mas conseguiu ser atendida. Para ela a população é quem sai prejudicada com a situação, “a gente precisa do posto de saúde então quem sai prejudicado é a gente”.

A aposentada Aleuríades Ferreira, 70, se espantou com a quantidade pequena de pessoas no local, “já precisei esperar 8 horas para ser atendida, então estou contente porque as pessoas não estão sofrendo tanto”.

A situação tende a se complicar nos próximos dias com a suspensão dos serviços de atenção básica e ambulatoriais como vacina, curativos, inalação e laboratório por exemplo.

Os enfermeiros distribuíram comunicados a população nas unidades de saúde do município.

Luana Campos

Comentários

comentários