SISU: Com inscrições abertas, há mais de 6 mil vagas para o ensino superior em MS

Da Redação

Com 6.221 vagas disponíveis em instituições de ensino superior de Mato Grosso do Sul, o Sisu (Sistema de Seleção Unificada) está com o prazo de inscrições aberto a partir de hoje (21). Os interessados terão mais prazo para se candidatar, uma vez que por causa de erros nas correções de parte das provas, o prazo foi estendido para até domingo (26).

A oferta de vagas neste ano é menor em relação a 2019, quando as universidades e institutos disponibilizaram 7.883 pela plataforma acessível aos participantes do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). A redução foi de mais de 20%.

A maior parte das vagas é disponibilizada pela UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul). Do total de 5.220, 2.054 serão ofertadas via sistema do MEC (Ministério da Educação). Outras 2.139 serão ocupadas pelos aprovados no vestibular da instituição e 1.027 via Passe (Programa de Avaliação Seriada Seletiva).

A Uems (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul) é a segunda instituição com maior oferta de vagas. Os candidatos poderão concorrer a 2.163, em 54 cursos e nas 14 unidades universitárias. Já a UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados) vai colocar a disposição dos alunos que concluíram o ensino médio, 959 vagas para 2020. São 32 cursos presenciais em Dourados.

Por último, tendo o Sisu como plataforma exclusiva para ingresso no ensino superior, o IFMS (Instituto Federal de Mato Grosso do Sul) vai disponibilizar 960 vagas. Neste semestre, 128 universidades ofertam 237 mil vagas pelo Sisu no Brasil.

Para participar do Sisu, é preciso ter feito o Enem 2019 e ter tirado nota acima de zero na prova de redação. Na hora da inscrição no processo seletivo é preciso informar o número de inscrição do Enem e a senha atual cadastrada na Página do Participante.

A nota do Enem está disponível desde sexta-feira (17) tanto no aplicativo, quanto na própria Página do Participante. É preciso informar o CPF e a senha cadastrada na hora da inscrição. Caso o candidato tenha esquecido a senha, pelo próprio sistema é possível recuperá-la. É essa senha que deve ser usada na hora da inscrição no Sisu.

Comentários