Sistema de Esporte e Lazer para a Capital é aprovado na Câmara

Lúcio Borges

A Câmara Municipal de Campo Grande aprovou na manhã desta quinta-feira (28), a Criação do Sistema Campo-grandenses de Esporte e Lazer. Ao todo, 22 Vereadores deram parecer favorável e agora o PLC (Projeto de Lei Complementar) 585/18, que veio da Prefeitura, segue para sanção do chefe do Executivo Municipal.

O Sistema Municipal de Esporte e Lazer define o modelo de estrutura, organização e funcionamento do esporte e do lazer, promovendo a prática formal e não formal do esporte, bem como a cultura esportiva e de lazer no Município de Campo Grande.

Entre os princípios da política de esporte e lazer do município estão: a Universalização do acesso aos bens e serviços públicos do esporte e lazer, seus programas e projetos; Democratização da gestão, com participação e controle social exercidas diretamente pela sociedade civil; Diversidade das práticas esportivas com a liberdade de expressão de cada um, respeitando as diferenças de gênero, raça/cor, etnia, geração, pessoa com deficiência, entre outras.

O Sistema norteará as ações do setor em benefício à comunidade, resume o diretor-presidente da Funesp (Fundação Municipal de Esportes), Rodrigo Terra, que participou da elaboração do documento e esteve presente durante a votação do PLC. “É um Sistema que prevê políticas públicas para o esporte, que contempla diretrizes de gestão e controle social, organização e competências, além de financiamento. Estamos muito satisfeitos com a votação”, afirmou.

Inédito

Para o presidente da Casa de Leis, vereador João Rocha, o Sistema de Esporte e Lazer na Capital é uma ferramenta de promoção à saúde. “É um momento histórico para o esporte, uma ferramenta que vem para contribuir com a nossa sociedade. O esporte é uma ferramenta de prevenção de doenças e promoção à saúde. Aprovando este Projeto, estamos prestando a nossa contribuição para a qualidade de vida da população, e que o Executivo possa fazer bom uso deste Lei”, declarou.

Comentários