Sesi e Rede Globo promovem Bem Estar Global nesta sexta-feira em Campo Grande

Da Redação

Foto Divulgação

O Sesi e a Rede Globo, por meio da afiliada TV Morena, realizam, nesta sexta-feira (02), das 7 às 14 horas, no Parque das Nações Indígenas, em Campo Grande (MS), o Bem Estar Global. O projeto – uma iniciativa da Rede Globo em parceria com o Sesi – oferece serviços de saúde e de qualidade de vida gratuitos, além de orientações com médicos de diferentes especialidades.

O Bem Estar Global terá a transmissão ao vivo do programa Bem Estar direto de Campo Grande para todo o Brasil, proporcionando ao público presente atividades e shows apresentados no palco que será montado no Parque das Nações Indígenas, além de estimular a qualidade de vida das pessoas. Nas tendas que serão montadas no local, profissionais de saúde de várias sociedades e associações médicas vão oferecer serviços e exames gratuitos.

O Sesi vai disponibilizar na tenda “Saúde Total” o índice de aptidão física, além de colocar à disposição do público presente dois unidades móveis odontológicas e uma unidade móvel de saúde ocupacional. Já a Sociedade Brasileira de Cardiologia oferecerá dosagem de glicemia, aferição de pressão arterial, circunferência abdominal e exames de ecocardiografia para pacientes que passarem pela triagem (vão levar um aparelho).

A Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular fará o Ecodoppler de carótidas em pacientes de risco que serão avaliados em uma triagem e distribuirá folders sobre o checkup vascular, enfatizando doenças como aneurisma de aorta, doença carotídea, pé diabético e varizes. Os conselhos regionais de Fisioterapia e Terapia Ocupacional aplicará o questionário de avaliação e triagem para aplicação de auriculoacupuntura (com profissionais especialistas em acupuntura).

No caso da Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial fará a triagem para patologias laringe/nariz, acumetria (diapasão), triagem auditiva, audiometria, oficinas e palestras sobre as principais doenças em otorrinolaringologia e distribuição de folders. A Sociedade Brasileira de Dermatologia pretende fazer a orientação e atendimento sobre cuidados com as unhas e hanseníase.

A Sociedade Brasileira de Hepatologia terá exames de ultrassom do fígado e exames de elastografia hepática, bem como testes rápidos de Hepatites B e C, de HIV e avaliação nutricional, enquanto a Sociedade Brasileira de Infectologia fará testes rápidos de HIV e sífilis e encaminhamento ao centro de testagem e aconselhamento. Por sua vez, a Sociedade Brasileira de Urologia fará esclarecimentos sobre doenças sexualmente transmissíveis, doenças prostáticas e cálculos renais, além de levar maquetes explicativas e alguns alimentos que ajudam a diminuir a incidência dos problemas na próstata.

A Associação Brasileira de Alergia e Imunologia fará teste de asma, demonstração em um boneco 3D de como funciona o pulmão, o que acontece em crises de asma, e demonstração dos mecanismos das vias respiratórias. Já a Sociedade Brasileira de Reumatologia terá atendimento clínico e orientações sobre as doenças reumáticas, além da distribuição de cartilhas.

Por fim, a Secretaria Municipal de Saúde fará a vacinação contra a gripe e disponibilizará serviços odontológicos e exames de hanseníase, tuberculose e tabagismo, enquanto o Hemosul trabalhará a conscientização para doação de sangue e medula óssea, bem como a atualização de cadastros de doadores, informações sobre doação e simulação de captação de sangue e medula.

Serviço – A estrutura do Bem Estar Global será montada no Parque das Nações Indígenas com entrada pela Avenida Afonso Pena, na altura do nº 7.000

Comentários