Secretaria realiza I Seminário de Políticas Públicas para Cultura, Turismo, Empreendedorismo e Inovação

Seminário acontece de 13 a 15 de maio de 2015. (Foto: Divulgação)
Seminário acontece de 13 a 15 de maio de 2015. (Foto: Divulgação)

Para apresentar a nova Secretaria de Cultura e promover o alinhamento de conceitos de atuação no campo da Economia Criativa, a Sectei MS realiza nos dias 13, 14 e 15 de maio, o “I Seminário de Políticas Públicas para Cultura, Turismo, Empreendedorismo e Inovação”, reunindo representantes do MINC e gestores públicos estaduais e municipais, no Centro Cultural José Octávio Guizzo, em Campo Grande.

O seminário será composto por palestras, apresentações de projetos, reuniões de conselhos, roda de conversa, lançamentos, assinaturas de acordos e outras importantes ações que irão contribuir para a expansão da Economia Criativa no Mato Grosso do Sul. A abertura oficial contará com a apresentação do músico Marcelo Loureiro.

Segundo o secretário Athayde Nery, a aproximação entre os gestores públicos envolvidos nas políticas, programas, projetos e ações governamentais de Cultura, Turismo, Empreendedorismo e Inovação, tende a estimular ideias que ajudem a potencializar e ampliar a realização de metas e ações estratégicas para o Estado.“Estaremos reunindo gestores dessas áreas específicas, que sejam comprometidos com as políticas de desenvolvimento sustentável e com o crescimento econômico, para criarmos uma unidade de pensamento. Precisamos entender como inclusão institucional, política e social, que os municípios devem ser os grandes inspiradores do Estado”, afirmou Athayde.

Para a superintendente de Economia Criativa da Sectei, Claudia Medeiros, o Seminário tem grande relevância, uma vez que a articulação de gestores atuantes nos três segmentos do Poder, irá proporcionar um ambiente favorável a reflexões e interações em prol do desenvolvimento social e econômico dos 79 municípios do Mato Grosso do Sul.“Este é o momento em que a Cultura, o Turismo, o Empreendedorismo e a Inovação passam a ser planejados com um novo olhar, com o despertar da Economia Criativa alinhado às ações de políticas públicas. Queremos através deste seminário, apresentar a nova secretaria a este público específico e ao mesmo tempo alinhar os conceitos de atuação no campo da Economia Criativa”, disse a superintendente.

Programação:

Dia 13
Após o credenciamento e abertura com a apresentação de Marcelo Loureiro, às 13h40 do dia 13, o secretário Athayde Nery falará sobre as Políticas Públicas da Secretaria de Estado de Cultura, Turismo, Empreendedorismo e Inovação. Na sequência, entre 15h e 16h30, a secretária adjunta da Sectei, Andréa Freire, o diretor-presidente da Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia de MS (Fundect), Marcelo Turine, e o diretor-presidente da Fundação de Turismo de MS (Fundtur), Nelson Cintra, explicarão as diretrizes e atuações de cada fundação.
Após as apresentações, a partir das 17h, haverá o Lançamento de Chamadas Públicas de Ciência, Tecnologia e Inovação para o MS – Sectei/ Fundect, e a Cerimônia de Assinatura dos Acordos de Cooperação Técnica. No período noturno, entre às 20h e 22h, a palestra “Economia Criativa: Traduzindo em Miúdos”, será ministrada por Ana Carla Fonseca, conferencista Internacional em economia da cultura, economia criativa, cultura e desenvolvimento.

Dia 14
Logo pela manhã, entre às 8h e 11h30 da quinta-feira, será realizada a 1ª Reunião Ordinária do Conselho Superior da Fundect, continuação do Seminário de Políticas Públicas para Cultura, Empreendedorismo e Inovação, e a apresentação do Programa de Ampliação e Diversificação da Oferta Turística de Mato Grosso do Sul, dirigida por Gean Carlo de Lima Merighi, diretor de Desenvolvimento do Turismo e Mercado (Fundtur).
Durante a tarde, às 14h, a palestra “Sistema Nacional de Cultura, Avanços e Perspectivas”, será ministrada por Pedro Sergio Ortale, Coordenador Geral de Institucionalização e Monitoramento do Ministério da Cultura – Minc.
Dando sequência, às 16h, a Superintendente de Economia Criativa da Sectei-MS, Claudia Medeiros, fará a apresentação do Projeto de Apoio à Estruturação dos Sistemas Municipais de Cultura, seguida da palestra “Apresentação do Geopark Bodoquena-Pantanal”, feita pelo Diretor Científico do Geopark, Afrânio José Soriano Soares. O dia encerra às 17h30, com o Fechamento do Calendário dos Seminários para Estruturação dos Sistemas Municipais de Cultura.

Dia 15
O último dia de Seminário começa às 8h, com a palestra “Panorama do Fundo de Investimentos Culturais – FIC-MS”, realizada por Ricardo Maia Dos Santos, Superintendente do FIC-MS. Na sequência, às 9h, uma extensa Roda de Conversa abordando o tema “Experiência de Gestão e Participação na Estruturação do Sistema Municipal de Cultura da Região Norte de MS”. O Seminário encerra às 10h, com a Reunião do Fórum de Gestores Culturais de MS.
Serviço:
I Seminário de Políticas Públicas para a Cultura, Turismo, e Empreendedorismo e Inovação, no Centro Cultural José Octávio Guizzo, Rua 26 de Agosto, 453, Centro, Campo Grande.
Mais informações pelos telefones (67) 3316-9329 (Superintendência de Economia Criativa-SECTEI/MS) e (67) 3316 9170 (Assessoria de Projetos FCMS), ou através dos e-mails: [email protected] / [email protected]

Com informações Comunicação Sectei

Comentários

comentários