Secretaria de Saúde explica que paciente com febre amarela não é do Estado

A Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso do Sul (SES/MS) emitiu uma nota prestando esclarecimento sobre o primeiro caso de suspeita de febre amarela no estado, divulgado nesta quinta-feira (26), pelo Boletim Epidemiológico do Ministério da Saúde.  De acordo com o comunicado da SES/MS, o paciente com suspeita da doença tem 39 anos, não vacinado e mora em Blumenau (SC). Ele teria passado pelo município de Bonito no período de 25/12/2016 a 02/01/2017.

Ainda segundo a nota, a Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso do Sul informou que está acompanhando as investigações em conjunto à Secretaria de Estado de Saúde de Santa Catarina.

O paciente também passou estado de São Paulo no dia 10/01 e os primeiros sintomas suspeitos de febre amarela foram constatados no dia 15/01 já na cidade de Blumenau (SC). De acordo com a Secretaria de Estado de Saúde de Santa Catarina, o paciente passou por exames, já teve alta e passa bem.

Dois exames foram realizados no paciente, sendo eles relacionados a Leptospirose e Febre Amarela, devido a similaridade de sintomas. Os primeiros resultados laboratoriais apresentaram positivo para leptospirose. A previsão é de que dentro de 15 dias sejam concluídos os exames de febre amarela que estão sendo realizados pelo Instituto Adolfo Lutz, em São Paulo.

 

Comentários