Secretaria confirma 1ª morte do ano por H1N1 em MS

21hiniA Secretaria de Saúde de Corumbá confirmou um caso de gripe H1N1 na cidade. Segundo a titular da pasta, Dinaci Ranzi, a vítima, um homem, conforme seus familiares, sentiu os sintomas no dia 10 de janeiro, mas somente no dia 16 procurou o Pronto Atendimento Médico (PAM), tendo sido internada em seguida.

“Infelizmente o paciente veio a óbito no dia 18, segunda-feira. A família autorizou a coleta de material para exame e o resultado foi positivo para H1N1. A equipe de Vigilância Epidemiológica está investigando o caso”, informou.

Segundo a assessoria de comunicação da Prefeitura, este ano já foram notificados quatro casos da gripe. Dois foram descartados, um confirmado e um aguardando confirmação.

Só em Corumbá, nesses primeiros dias de 2016, foram quatro notificações de casos com suspeita de infecção pelo vírus H1N1. A secretaria afirma que dois casos foram descartados e, além da morte, outro caso ainda aguarda confirmação.

Último boletim estadual sobre a situação da doença em Mato Grosso do Sul revelou que de janeiro até novembro do ano passado foram 271 notificações da doença e cinco casos da influenza A, causada pelo vírus H1N1, foram confirmados.

No ano passado, até novembro, foram 7 mortes confirmadas em todo o Estado, o ano anterior, 2014, foi quando mais mortes ocorreram, 29 em todo Mato Grosso do Sul. Dados deste ano ainda não foram divulgados pela Secretaria Estadual de Saúde (SES).

Comentários

comentários