Sábado será chuvoso em grande parte do Estado

O sábado (9.11) será de chuva em grande parte de Mato Grosso do Sul. Ao menos é o que indica o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), que aponta previsão de tempo nublado a parcialmente nublado com pancadas de chuva e trovoadas isoladas principalmente no período da tarde. Pode chover forte em pontos isolados das regiões sul, leste e nordeste do estado.

Os índices de umidade relativa do ar ficarão elevados neste dia, podendo variar entre 95% e 35%, conforme as temperaturas que devem ser mais amenas pela manhã com mínima de 20°C e máxima de 35°C durante a tarde. Confira no mapa como ficará o tempo em algumas regiões de MS.

Monitoramento das Chuvas

Conforme o modelo internacional de previsão de tempo National Centers for Environmental Prediction (NCEP/NOAA), no período de 7 a 23 de novembro, há possibilidade de dois períodos com chuvas significativas em Mato Grosso do Sul. De modo geral, o Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima (Cemtec) indica que as chuvas devem diminuir no início da segunda quinzena, especialmente na região centro-sul do Estado.

Até o dia 15 de novembro, as condições são favoráveis a pancadas de chuvas com acumulados significativos, de até 100 milímetros no período concentrado, especialmente, na parte norte e nordeste e extremo sudoeste. Há previsão de chuva forte em pontos isolados do Estado, especialmente entre os dias 08 a 11 de novembro.

Para o segundo período, entre 15 e 23 de novembro, há tendência para redução das estimativas de ocorrência de chuvas em Mato Grosso do Sul. Pancadas de chuvas podem ocorrer de forma irregular e com baixos acumulados de no máximo 20 milímetros em grande parte do Estado. A região do extremo nordeste poderá ter chuvas em maiores quantidades de até 50 milímetros acumulados no período.

Defesa Civil

A Defesa Civil de Mato Grosso do Sul orienta para alguns cuidados que a população deve tomar em caso de ocorrência de condições adversas de tempo.

Nas residências ou apartamentos: Não tentar consertar o telhado quando estiver chovendo. Desligar aparelhos elétricos. Verificar galhos muito próximos a fiação, ou em estado de putrefação. Caso haja, providenciar a poda preventiva com profissional/empresa capacitada para fazê-lo. Verificar calhas a fim de evitar entupimentos nas saídas de agua da residência. E nos condomínios onde há para-raios, verificar se está de acordo com as normas de segurança.

Nas ruas: Se estiver em via pública, e notar que a água ultrapassou o meio fio, a orientação é fazer o desvio. Não é seguro avançar em áreas alagadas, pois há risco de cair em bueiros ou furar o pneu do veículo. A exemplo da Capital que possui muitos córregos, pode ocorrer enxurradas fortes. Em caso de chuvas de granizo, importante buscar abrigo seguro. Se estiver dentro do veículo, procurar lugar seguro, de preferência longe de árvores. Também é importante evitar estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda.

A dica maior de acordo com coordenador estadual de Defesa Civil, tenente coronel Fábio Catarineli, é não se colocar em posição de risco, seja de moto, carro, bicicleta, ou a pé, e em caso de acidentes, acionar o Corpo de Bombeiros no 193. “A Defesa Civil junto com o Cemtec segue monitorando, e em caso de risco de tempestades irá emitir alerta via SMS para os números cadastrados das regiões que possam ser afetadas”, pontua.

Para se cadastrar e receber os alertas emitidos pela Defesa Civil no celular, basta enviar um SMS com o seu CEP para o número 40199. O serviço é gratuito e visa prevenir a população para ocorrência de acidentes e desastres naturais.

Comentários