Rodrigo Alvarez lança #MadalenaSemFiltro nesta quarta-feira em Campo Grande

Autor de Jesus – O homem mais amado da História, o escritor e jornalista Rodrigo Alvarez, correspondente da TV Globo na Europa, autografa novo livro em Campo Grande nesta quarta

O escritor e jornalista Rodrigo Alvarez alia pesquisa histórica a uma ficção com olhar contemporâneo em #MadalenaSemFiltro, narrado em primeira pessoa por Maria Madalena, apóstola de Jesus. O livro será lançado em Campo Grande na quarta, 28 de novembro, das 12h às 18h, no Santuário Estadual Nossa Senhora Perpétuo Socorro (Av. Afonso Pena, 377 – Centro).

É olhando para o mundo atual e contando sua história que Maria Madalena na obra. O correspondente da TV Globo na Europa e autor de best-sellers como Jesus – O homem mais amado da História e Aparecida apresenta em #MadalenaSemFiltro um texto tocante em que ela, em primeira pessoa, revisita suas lutas, verbaliza suas ideias sobre os homens, detalha sua relação com Jesus, se mostra indignada com as injustiças que sofreu e reflete sobre seu passado e seu presente – o século XXI, quando foi finalmente reconhecida como amiga fiel daquele a quem todos chamam Cristo e uma das primeiras mulheres que disseram “não” aos papeis impostos e pré-concebidos pelo mundo dos homens.

“Penso que minha conquista, ainda que gradativa, é também uma conquista das mulheres. Se é verdade que me tornei um espelho da mulher moderna, é verdade também que a mulher moderna se tornou um espelho para mim”, desabafa. Se hoje Maria Madalena recebe flores em igrejas dedicadas a ela em Paris, Nova York, Cidade do Cabo, Jerusalém, São Paulo e outros lugares do mundo, é porque houve muita luta. “Ou ainda não entenderam que meu nome só saiu das trevas porque as mulheres passaram a lutar unidas contra os abusos?” É nesse contexto que, mais do que dar protagonismo a quem esteve ao lado de Jesus em vida, na morte e na ressurreição, Rodrigo Alvarez rememora a importância que tiveram mulheres tão diferentes mas igualmente lutadoras quanto a papisa Joana, Salomé e Maria da Penha.

Relevante pela personagem, pelos fatos que expõe e pelas injustiças que denuncia, #MadalenaSemFiltro combina ficção e não ficção: é tanto uma obra amplamente baseada em fatos e documentos históricos (entre eles os evangelhos apócrifos da biblioteca de NagHammadi e o místico Pistis Sophia) quanto uma narrativa de alta qualidade literária concebida de maneira original por um escritor e pesquisador em pleno domínio de seus talentos.

Comentários