Resultado do Sisu é liberado; confira

O Ministério da Educação (MEC) liberou o resultado do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) na manhã desta segunda-feira (18). A princípio, o resultado foi disponibilizado para consulta individual, em que é preciso informar inscrição e senha. Minutos depois, a lista de aprovados foi disponibilizada para consulta. O programa seleciona estudantes para instituições federais de ensino superior de acordo com as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Nesta edição, foram oferecidas 228.071 vagas em 6.323 cursos de 131 faculdades. No último balanço divulgado pelo MEC, havia 2.712.937 inscritos.

18regular

Confira o resultado do Sisu por meio da lista de aprovados ou em consulta individual (é preciso informar sua inscrição e senha do sistema).

A nota de corte varia de acordo com o curso e a universidade, e algumas graduações podem estabelecer pesos diferentes para notas de determinadas disciplinas. Um dos pré-requisitos para participar do Sisu é não ter tirado zero na redação. As inscrições ficaram abertas de 11 a 14 de janeiro pelo site.

Matrículas
Os aprovados em primeira chamada devem efetivar o registro na sexta-feira (22), na próxima segunda (25) ou na terça-feira (26). Quem não foi convocado, ainda tem desta segunda-feira (18) até 29 de janeiro para manifestar interesse em participar da lista de espera, diretamente na instituição de ensino em que quer estudar.

Vagas na capital federal
Na Universidade de Brasília (UnB), foram 83.146 inscritos para 1.982 vagas, uma concorrência média de 41,95 candidatos por vaga. O Instituto Federal de Ciência e Tecnologia de Brasília (IFB) ofereceu 572 vagas em 15 cursos de licenciatura ou tecnológicos: ciência da computação, automação industrial, design de moda, física, agroecologia, biologia, gestão pública (noturno ou diurno), letras espanhol, letras inglês, letras língua portuguesa, secretariado, logística, química e matemática. Já na Escola Superior de Ciências da Saúde (Escs), foram 160 oportunidades para graduações em medicina e enfermagem.

Outras oportunidades
Quem não passou no Sisu também pode usar a nota do Enem para outras seleções: Programa Universidade para Todos (ProUni) – que oferece bolsas em faculdades particulares e cujas inscrições serão abertas nesta terça-feira (19) e vão até sexta-feira (22) pelo site; Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), focado em oferecer financiamento para quem quer cursar graduações particulares; e Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica (Sisutec), que oferece vagas gratuitas em cursos técnicos.

Se você não foi aprovado em primeira chamada, essa é a tela que aparecerá após efetuar o login. Para entrar na lista de espera, basta clicar em “Participar da lista de espera”

Comentários

comentários