Reino Unido entrará em território desconhecido se acordo do Brexit for rejeitado, diz May

Reuters

Theresa May, premiê do Reino Unido, durante reunião com líderes da União Europeia em Bruxelas (Foto: Piroschka Van De Wouw/Reuters)

A primeira-ministra britânica, Theresa May, disse neste domingo (6) que o Reino Unido estará em território desconhecido caso seu acordo para o Brexit seja rejeitado pelo parlamento neste mês, apesar de poucos sinais de que ela tenha superado o ceticismo entre os parlamentares.

O Reino Unido deve deixar a União Europeia (UE) em 29 de março, mas a incapacidade de May até agora de conseguir que o acordo de saída seja aceito no parlamento vem alarmando líderes empresariais e investidores que temem que o país esteja a caminho de um Brexit sem acordo prejudicial.

A primeira-ministra afirmou que a votação no parlamento deve ocorrer em torno do dia 15 de janeiro, conforme esperado, contrariando notícias sobre um possível adiamento. May já adiou a votação uma vez, quando tornou-se claro que ela perderia a menos que garantias adicionais da UE fossem acordadas.

Descrevendo o que ocorreria casso fosse derrotada, May disse à BBC: “Estaremos em território desconhecido. Eu não acho que alguém possa dizer exatamente o que acontecerá em termos da reação que veremos no parlamento.”

Em meio a incertezas sobre os próximos passos do Reino Unido – que variam desde uma saída sem acordo à permanência no bloco europeu -, uma pesquisa mostrou que mais britânicos querem ficar na UE do que sair.

O próprio partido de May está dividido em relação ao acordo desenhado pela primeira-ministra, com muitos temendo que uma política para evitar o ressurgimento de uma fronteira dura entre Irlanda e Irlanda do Norte possa deixar o Reino Unido sujeito a regras da UE indefinidamente.

Um dos que lideram essa oposição a May é o parlamentar Jacob Rees-Mogg, que disse em entrevista a um jornal ser uma “ilusão” que o recesso do parlamento durante o feriado de Natal pudesse persuadi-lo a mudar de ideia e apoiar o acordo.

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, insira seu cometário!
Por favor, insira seu nome aqui