Reinaldo Azambuja percorre Caravana da Saúde em Jardim neste sábado

O governador Reinaldo Azambuja (PSDB) percorre neste sábado a estrutura da 8ª edição da Caravana da Saúde, que acontece em Jardim desde o início desta semana. Entre 10 e 12 mil moradores do município e região (Bela Vista, Bonito, Caracol, Guia Lopes da Laguna e Porto Murtinho) devem ser atendidas no local.

Governador Reinaldo Azambuja acompanha caravana (Foto: Chico Ribeiro )
Governador Reinaldo Azambuja acompanha caravana (Foto: Chico Ribeiro )

Desde o primeiro ano da atual gestão, o Governo do Estado de Mato Grosso do Sul vem percorrendo municípios polo com a Caravana da Saúde, programa que busca agilizar o atendimento à população sul mato-grossense, eliminando filas e estruturando hospitais no interior para que não ocorra novo acúmulo de demanda por exames, consultas e cirurgias.

Depois das sete edições em 2015, a Caravana chegou a Jardim. Os serviços já conhecidos nesse mutirão da saúde estarão à disposição da população, com a equipe de 170 profissionais da área médica e 14 veículos adaptados para a realização de consultas, diagnósticos e cirurgias. Entre as especialidades oferecidas estão: Ortopedia, Cirurgia Geral, Oftalmologia, Urologia, Otorrinolaringologia e Cirurgia Ginecológica, além das consultas odontológicas, tomografia computadorizada, Raio X, mamografia, exames para aferição da pressão arterial, glicemia, HIV, capacitação, palestras.

Em Jardim, destaque também para os trabalhos voltados ao combate ao mosquito Aedes Aegypti. A Secretaria de Estado de Saúde, em parceria com o Exército e sociedade civil organizada, realizam um mutirão na Vila Angélica, região onde está montada a estrutura da Caravana. Serão visitados 1,2 mil domicílios e os técnicos vão contar com o apoio do maquinário da Agesul, à disposição das 79 prefeituras, para a limpeza/retirada de entulhos que possam servir de criadouro para o vetor. Esta ação vai acontecer nas próximas edições em Aquidauana e Dourados, respectivamente.

Números

A Caravana em Jardim vai atender a população de seis municípios com serviços de saúde e outros, oferecidos pelos mais de 30 parceiros do Governo do Estado.  A previsão é que sejam realizadas 950 consultas de diversas especialidades; 5.500 consultas oftalmológicas; mil exames; 1,8 mil cirurgias oftalmológicas e 242 cirurgias especializadas, agendadas para serem realizadas no Hospital Marechal Rondon.

Reestruturação

Dentro do mote “A Caravana passa, mas a Saúde fica”, em Jardim serão deixados para o Hospital Marechal Rondon, referência para a região, investimentos de R$ 330 mil em equipamentos. Esse montante envolve a compra de aparelhos para centro cirúrgico, monitores multiparâmetro e até a implantação de um laboratório biométrico, entre outros.

Além disso, a unidade vai receber um raio X e um mamógrafo digitais que fazem parte do projeto Parque de Imagens, que vêm para modernizar e otimizar os exames e diagnósticos com mais agilidade.

Comentários

comentários