Região do Aero Rancho recebe neste sábado a 1ª edição da Ação Cidadania

(Foto: Divulgação)
(Foto: Divulgação)

A Fiems, o Sesi e a TV Morena promovem, neste sábado(01), das 8 às 15 horas, em terreno localizado no quadrilátero formado pela Avenida Arquiteto Vila Nova Artigas e ruas Galadio, Prímula e Gerbeira, na divisa entre os bairros Jardim das Hortências e Aero Rancho VI, a 1ª edição do novo formato do Programa Ação Cidadania, que leva aos bairros de Campo Grande os serviços nas áreas de saúde, educação, cidadania e cultura, bem como os cursos de qualificação profissional do Sesi e Senai e o encaminhamento para estágio feito pelo IEL.

O evento seria realizado no dia 11 de julho, mas teve de ser cancelado devido ao temporal que atingiu a Capital. “A mudança das datas foi necessária em decorrência do temporal ocorrido, o que nos obrigou a remarcar um novo dia para atender a população do Aero Rancho. Conforme tinha dito no dia do cancelamento, o nosso compromisso com a comunidade seria cumprido, assim como com os moradores de outras regiões da Capital”, declarou o presidente da Fiems, Sérgio Longen.

Nesta primeira edição, com o apoio de 22 parceiros, a Ação Cidadania pretende receber público de 1,2 mil pessoas e promover 3,3 mil atendimentos em diversos serviços, que incluem corte de cabelo, emissão da 1ª via do RG, orientação pessoa as vítimas de acidente de trânsito, orientações e atendimentos jurídicos nas áreas cível e criminal, cadastramento da tarifa social, alistamento militar fora do prazo, expedição da 1ª e 2ª vias do título eleitoral, emissão de CPF, exame de mamografia, coleta de preventivo, consulta com médico oncologista, exame bucal, aferição de pressão arterial, orientação nutricional, atendimento com clínico geral, informações de como se tornar um microempreendedor individual, contação de histórias, desenho livre, tobogã, casinha pula pula, aula de zumba, entre outros.

O Programa

O Programa Ação Cidadania tem duas etapas, sendo a primeira um dia inteiro de serviços nas áreas de saúde, cidadania, educação e cultura oferecidos pelo Sesi e parceiros na região beneficiada, enquanto a segunda levará diretamente aos moradores os cursos profissionalizantes gratuitos do Senai, os cursos gratuitos de inclusão digital e educação continuada do Sesi e o encaminhamento de estudantes para estágio pelo IEL. Para viabilizar esses procedimentos, o Sistemas Fiems disponibilizará as salas de aula móveis e as carretas do Senai, bem como o ônibus e a van de inclusão digital do Sesi, além das sedes das associações de moradores dos bairros quando necessária.

De acordo com a Fiems, o objetivo é buscar nos bairros a mão de obra em falta nas indústrias da Capital, pois muitas pessoas deixam de fazer os cursos gratuitos oferecidos por Sesi e Senai por falta de recursos financeiros para se deslocar até o centro da cidade. No caso do Sesi, são 1.000 vagas nos cursos gratuitos de informática básica, administre seu dinheiro de forma consciente, saúde do homem, saúde da mulher, hipertensão, prevenção ao câncer de pele, noções básicas de segurança de alimentos, entre outros, enquanto o Senai disponibiliza 3.763 vagas em 21 cursos gratuitos, incluindo assistente de contabilidade, ajustador mecânico, almoxarife, costureiro eclético, eletricista instalador residencial, mecânico de máquina reta e overloque, mecânico de manutenção e motores ciclo otto, pedreiro, pintor, operador de computador, entre outros.

A Ação Cidadania ainda traz o “Talentos do Bairro”, uma iniciativa para descobrir novos talentos e promover o entretenimento da população dos bairros de Campo Grande. Podem participar qualquer pessoa da comunidade onde estará sendo realizada a Ação Cidadania, independentemente do segmento ou modalidade a ser apresentada, desde que realize a inscrição junto à organização do evento. Os interessados podem comparecer aos endereços previamente anunciados ou enviar um vídeo de até 30 segundos, conforme modalidade escolhida, no e-mail [email protected]

As categorias são cover ou dublagem, concurso de dança, humor e piadas, cantor (a), dança de rua, grupo musical, atrações mirins e miss, sendo que a organização irá disponibilizar o equipamento de som básico, ficando sob responsabilidade dos participantes providenciarem os demais recursos para as apresentações, como playback, cenário e figurino. O número máximo de apresentação por edição será 30 e a ordem de apresentação dos participantes nas respectivas categorias será elaborada antecipadamente pela organização do evento. Cada participante terá um horário previsto para iniciar e terminar sua apresentação, de acordo com o tempo de duração indicado na ficha de inscrição.

Comentários

comentários