Reflore/MS realiza ‘Campanha de Prevenção e Combate a Incêndios’ nas rodovias do Estado

(Foto: Paulo Francis)
(Foto: Paulo Francis)

A Associação Sul-Mato-Grossense de Produtores e Consumidores de Florestas Plantadas (Reflore/MS) iniciou o mês de março planejando e debatendo as estratégias que serão utilizadas na ‘Campanha de Prevenção e Combate a Incêndios 2016’. A unidade Florestal Fibria em Três Lagoas foia primeira a receber o ‘Grupo de Trabalho – Prevenção e Combate a Incêndios’.

Segundo o Diretor-Executivo da Reflore/MS, Dito Mário, além dos aspectos econômicos, a campanha tem o objetivo de realizar ações no intuito de conscientizar toda a população. No dia 5 de Junho, que é o dia do meio ambiente, será feita uma panfletagem nas principais rodovias do Estado. Além de se tornar referência na área no Estado, ainda tem ajudado a diminuir os índices de queimadas.

“Este é o quarto ano que a empresa juntamente com outros parceiros faz este trabalho de conscientização, para que as pessoas realmente entendam o problema que os incêndios causam nas grandes florestas plantadas e no meio ambiente, com a morte de muitos animais, também nas pessoas, pois vão estar respirando um ar de péssima qualidade, além do risco de acidentes de transito”, explica.

Entre os objetivos da ação estão a conscientização da população sobre os danos das queimadas para a saúde, para o meio ambiente e para a economia, especialmente durante o inverno (quando a estiagem atinge níveis críticos em Mato Grosso do Sul) e; a busca pela diminuição dos focos de incêndios na região, visto que o período entre maio e outubro concentra a maior incidência de incêndios no estado.

“Nós vamos fazer uma ação orientando para que o motorista não jogue bituca de cigarro e latas para fora do seu veículo, e para que os produtores rurais não coloquem fogo em suas plantações, pois essas são algumas atitudes que podem fazer com que o fogo se inicie, além da realização de palestras em escolas da rede rural. Tem uma estatística que diz que 70% dos incêndios começam nas estradas, principalmente nesta época do ano em que temos um longo período de estiagem”, alega.

Dito Mário diz que todo ano é feito um lançamento da campanha, porem neste ano de 2016 está sendo esperada uma resposta da presidente do Ibama ao convite de vir fazer a abertura da campanha neste ano, caso ela ela não venha a previsão é que seja lançado na última semana de abril ou na primeira de maio, dando inicio a todo o trabalho de prevenção.

Para as pessoas que quiserem acompanhar toda a ação desenvolvida pela campanha, basta acessar o site www.reflore.com.br ou através da página no Facebook Reflore/MS.

Paulo Francis

Comentários

comentários