Reencontro de rivais, grupo da morte e time com sorte; Confira o sorteio dos grupos da libertadores

ESPN

O sorteio da Copa Libertadores da América de 2017 foi realizado nesta quarta-feira, em Luque, no Paraguai. Três clubes brasileiros – Atlético-MG, Chapecoense e Grêmio – já sabem os três adversários que enfrentarão na fase de grupos da competição continental. Pelos rivais, na teoria, a equipe catarinense terá tarefa mais difícil do que atleticanos e gremistas.

O Atlético-MG está no grupo 6, ao lado de Libertad-PAR, Godoy Cruz-ARG e Sport Boys-BOL. A Chapecoense integra o grupo 7, com os tradicionais Nacional-URU e Lanús-ARG, e o desconhecido Zulia-VEN. Já o Grêmio encabeça o grupo 8, e terá que enfrentar o Guaraní-PAR, o Zamora-VEN e o Deportes Iquique-CHI.

“Nacional, Lanús e Zulia, grupo duro, assim como todos. Olha um grupo e torce para que times A ou B não caiam, mas a Libertadores é time de força, assim como Lanús. Zulia não tenho tanto conhecimento. Maracaibo, a logística torna o adversário difícil por isso. A Chapecoense tem grandes chances com time competitivo”, projetou o técnico Vágner Mancini, da Chapecoense.

“Difícil, a gente no início ainda. Não tem todo o elenco formado. Iniciar o ano montando equipe ainda. Espera reduzir ao máximo os erros e tentar dentro do lastro de cada um dar resposta bem rápido”.

Quem já sabe que terá verdadeiras pedreiras pela frente é o Flamengo. O time carioca caiu no grupo 4 da Libertadores, ao lado de San Lorenzo-ARG e Universidad Católica-CHI. Outras equipes brigarão nas fases preliminares para entrar nessa chave. São elas: Atlético-PR, Millonarios-COL, Universitário-PER, Deportivo Capiatá-PAR e Deportivo Táchira-VEN. O Atlético-PR encara o Millonarios na segunda fase.

O Santos é o cabeça de chave do grupo 2, que terá o Independiente Santa Fé-COL e o Sporting Cristal-PER. O outro componente do grupo ainda está indefinido. Atlético Cerro-URU, Unión Española-CHI, The Strongest-BOL, Universitario de Sucre-BOL e Montevideu Wanderers-URU tentarão ingressar no grupo santista.

Já o Palmeiras está no grupo 5, com Peñarol-URU e Jorge Wilstermann-BOL. Carabobo-VEN, Junior Barranquilla-COL, Atlético Tucumán-ARG e El Nacional-EQU lutam nas fases prévias para participar desse grupo.

“Vai dar tempo de entrosar. Temos um treinador novo, com um perfil que buscamos bastante. Ele vai ter todo o tempo adequado de implantar a sua filosofia. Na edição passada, a dificuldade foi maior”, lembrou Alexandre Mattos, diretor de futebol do Palmeiras.

“Vamos começar com muita calma, ter tranquilidade, mas o desejo é de fazer uma grande Libertadores no ano que vem”, comentou o dirigente logo após o encerramento da cerimônia na sede da Conmebol, no Paraguai.

“Libertadores é sempre muito difícil, e o grupo de 2017 é muito forte. Vamos enfrentar a escola boliviana, a escola uruguaia… Prevejo dificuldade muito grande com o Peñarol. Ano passado tivemos (dificuldade) com o Nacional (que também é do Uruguai), foi um aprendizado”, avaliou, sem perder o otimismo.

“Mas, vejo um Palmeiras muito forte, principalmente no que diz respeito ao conjunto. Provamos isso durante todo o ano”, concluiu.

O Botafogo, por sua vez, tem encontro marcado com o Colo-Colo-CHI na segunda fase da Libertadores. O ganhador do duelo vai enfrentar o vencedor de Olimpia-PAR x Deportivo Municipal-PER ou Independiente del Valle-EQU. Se avançar até a fase de grupos, o Botafogo duelará com Atlético Nacional-COL, Estudiantes-ARG e Barcelona-EQU.

A 58ª edição da Copa Libertadores da América terá o maior número de participantes da história. Serão 47 times, e pela primeira vez a competição terá duas fases preliminares.

O principal torneio do continente começará uma segunda-feira, em 23 de janeiro, e terminará ao fim de novembro, com jogos da decisão do título nos dias 22 e 29. As equipes que forem eliminadas antes de chegar à fase de grupos serão encaixadas na segunda fase da Copa Sul-Americana.

E outra novidade na Libertadores de 2017 é o novo sorteio que será realizado para confirmar os confrontos das oitavas de final, assim como acontece na Liga dos Campeões da Europa.

Nova logo

Com uma apresentação muito criativa e interativa, a Conmebol quebrou o protocolo e apresentou nesta quarta à noite um novo logo para a Copa Libertadores da América. O desenho é mais uma tentativa de mostrar e marcar uma nova fase da instituição, que tem passado por diversas reformulações depois que alguns de seus membros passaram a ser investigados e condenados pelo FBI.

Acompanhe todos os detalhes nas imagens abaixo:

Imagens e tabelas da ESPN

Comentários