Rebaixados, classificados e sobreviventes; confira a tabela final do Brasileirão

Michael Franco

André Durão

E lá se vão outras 38 rodadas do Campeonato Brasileiro de Futebol, mais um ano encerrado para o futebol nacional. Apesar do ufanismo e bela campanha  do Palmeiras, campeão de 2018, este Brasileirão fica marcado como a competição da incompetência. “O Campeonato Brasileiro é o mais difícil do mundo”, bradam os ditos especialistas. No entanto, em 2018, foi difícil de assistir.

Tivemos mais clubes brigando para não cair do que pelo título. Foi um festival de gestores ruins, coronéis nos clubes, dívidas e campanhas pífias. Quando um clube da ponta de cima vacilava, os outros que almejavam a posição imitavam. Não dá, foi o campeonato da incompetência. Quem conseguiu desviar desse contexto, destacou-se e conseguiu colher louros. Mas vale ressaltar: pré-libertadores não é digna de comemoração, classificação para a Libertadores não é título, ainda mais nos tempos atuais com a polêmica “Boca x River”. Quem comemora é incompetente. Aliás, o campeonato é de vocês, incompetentes. Confira a tabela:

Libertadores

Obviamente o campeão Palmeiras está classificado para a taça Libertadores da América. O time do Porco merece congratulações, foi um time fora da curva neste Brasileirão tão medíocre. Seguem a lista Flamengo, Internacional e Grêmio. Os três tiveram chances de encostar, e até passar o Verdão na tabela. Faltou técnico, faltou garra, faltou competência e futebol.

Mesmo em oitavo lugar, o Crueiro disputa a Libertadores em decorrência do título da Copa do Brasil.

Na pré-libertadores 2019, representarão o Brasil: São Paulo e Atlético-MG. O galo de Minas conseguiu salvar o ano com esse mísero consolo. Já o tricolor paulista teve a consequência de sua campanha extremamente pífia nas rodadas finais. Um show de horrores na gestão e no futebol.

Não é possível mensurar até que ponto a Libertadores pode ser comemorada, tendo em vista as atuais polêmicas. Mas, aos que quiserem disfarçar, riam e soltem fogos.

Rebaixados:

Sport e América-MG, que brigaram até o último minuto e dependiam de outros jogos, mas o que ficou foi a consequência de um campeonato irregular. Completam a lista dos que disputaram a Série B em 2019: Vitória e Paraná.

Vasco, Chapecoense e Fluminense conseguiram se salvar no frigir dos ovos.

Quem sobe: Fortaleza, CSA, Avaí e Goiás.

Sul-americana: Atlético-PR, Botafogo, Santos, Bahia, Fluminense e Corinthians. No entanto, se o Furacão se sagrar campeão na edição da Sul-Americana deste ano contra o Independiente, abre-se outra vaga que será ocupada pela Chapecoense.

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, insira seu cometário!
Por favor, insira seu nome aqui