Rachel Magrini quer fiscalizar ensino de Direito nas universidades: ‘Devemos congelar a abertura de cursos’

Michael Franco

Rachel Magrini nos estúdios da Capital 95 FM (Foto: Michael Franco)

A candidata à presidência da Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Mato Grosso do Sul (OAB/MS), pela chapa Renova OAB, Rachel Magrini participou do programa Tribuna Livre da rádio Capital 95 FM, na manhã desta segunda-feira (12). Ela de suas propostas e objetivos caso eleita. Chamou atenção a opinião da candidata acerca do ensino de Direito nas universidades.

“Vejo com muita preocupação o cenário do ensino jurídico. Semana passada, com todos esses cursos existentes, foram autorizados novos cursos de Direito, que no meu sentir é um absurdo. Devemos fazer como a Medicina, congelar a abertura de novos cursos. A advocacia vive um problema de mercado e mais ainda os bacharéis, que nem sequer conseguem ser aprovados no exame da Ordem. Quando fui secretária Geral da OAB, nós tínhamos a Comissão do Ensino Jurídico e nós íamos até a universidade para poder acompanhar e fiscalizar. Essa comissão adormeceu e nós precisamos dar muita força pra ela”.

Uma das principais propostas de Rachel Magrini é a criação de um mecanismo visando acelerar os processos judiciais para otimizar o trabalho dos advogados. “A Comissão de Combate à Morosidade dos Processos Judiciais, que pretende logo em janeiro enfrentar e detectar os gargalos da morosidade para poder propor as respostas, que é um anseio da advocacia”.

A chapa também tem uma proposta para defesa do pagamento mínimo correto aos profissionais. Para a candidata, a proposta beneficia principalmente os novos advogados. “O piso salarial foi criado para defender os novos advogados que tem sofrido bastante no começo de sua profissão. Nós precisamos de uma fiscalização e hoje a OAB não tem feito porque entende que tem que ser o Ministério Público do Trabalho e com isso nós temos vários novos advogados, e antigos também, que trabalham sem receber o piso”.

Confira a entrevista completa:

TRIBUNA LIVRE – 12/11/2018

Posted by Capital 95 FM on Monday, November 12, 2018

 

Comentários