Protetor de pescoço durante exames de raios X pode ser tornar obrigatório

A deputada Grazielle Machado (PR) apresentou na sessão desta terça-feira (2) projeto de lei que dispõe sobre a obrigatoriedade da utilização de protetor de pescoço em pacientes que serão submetidos a exames de raios X odontológico, mamografia ou tomografia. Hospitais, clínicas e laboratórios deverão se responsabilizar pelo procedimento e afixar, nos locais de realização dos exames, cartazes com os dizeres: “Use o protetor de pescoço, ele previne câncer de tireóide”.

Proposta apresentada hoje é da deputada Grazielle Machado (Foto: Roberto Higa )
Proposta apresentada hoje é da deputada Grazielle Machado (Foto: Roberto Higa )

Segundo a deputada, esse tipo de câncer tem crescido assustadoramente. “Está sendo noticiado que esse aumento se deve à falta de uso dos protetores de pescoço, quando da realização dos exames, em virtude da exposição direta, sem proteção adequada, e apresentamos esse projeto de lei para evitar esses males”, afirmou Grazielle na justificativa da proposta.

A exceção são os exames realizados na área específica do pescoço. O projeto de lei estabelece prazo de 180 dias para que hospitais, clínicas e laboratórios se adaptem. A proposta segue para a apreciação da CCJR (Comissão de Constituição, Justiça e Redação) e comissões de mérito da Casa de Leis, antes da votação em plenário.

Comentários

comentários