Projeto da UEMS concorre ao Troféu “Marco Verde” 2016

foto_7e09a67687f5e46093b2bb534dea584c_2016-05-31_15-57-11 (1)A Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), por meio de projeto desenvolvido por acadêmicos dos cursos de Engenharia Ambiental e Ciências Biológicas da Unidade de Dourados, visando a recuperação do córrego Laranja Doce, foi um dos selecionados para concorrer ao “Prêmio Marco Verde” 2016.

A premiação ocorrerá dentro da XVI Semana do Meio Ambiente e XIX Eco Dourados, que inicia nesta quarta-feira (1) e é concedida a iniciativas públicas e privadas voltadas a ações de preservação ambiental em 2015. O evento se estende até a próxima sexta-feira (3).

As intervenções coordenadas pelos professores Laércio de Carvalho, Vinícius de Oliveira, Etenaldo Felipe, Elka Élice juntamente aos alunos de Eng. Ambiental e Ciências Biológicas e outros colaboradores já promoveram atividades diversas, como o plantio de mudas nativas, limpeza e paisagismo em pontos diferenciados do córrego.

Outro exemplo que atesta a preocupação do meio acadêmico para com este corpo hídrico tão essencial para a cidade é o trabalho desenvolvido por acadêmicas de doutorado do Programa de Pós Graduação em Recursos Naturais da UEMS, Elaine Novak, Thayne Danieli Schmidt.

O projeto das pesquisadoras objetiva realizar o diagnóstico e recuperação ambiental do Laranja Doce, desde sua nascente, localizada na aldeia indígena de Dourados, até sua foz onde deságua no Rio Brilhante, localizada já no município de Douradina. Neste projeto, a colaboração da população tem sido fundamental para o desenvolvimento do trabalho acadêmico.

Por estar localizado em local estratégico, o córrego Laranja Doce deve ser encarado como fator potencial enquanto reduto de preservação, de centros de convivência ecológicos, com áreas de lazer e descanso para a população, propiciando um lugar agradável, com ar fresco e puro, para que a família douradense aprecie e valorize um local aconchegante com contato direto com a natureza.

Semana do Meio Ambiente e a Eco Dourados 2016

A Prefeitura de Dourados, através do Imam (Instituto do Meio Ambiente) em parceria com outros órgãos e instituições promove a XVI Semana do Meio Ambiente XIX Eco Dourados que serão realizados no espaço da Unigran.

Durante a Semana do Meio Ambiente serão realizadas palestras, minicursos, exposição de trabalhos, apresentação de projetos de educação ambiental das escolas do município, visita a parques e áreas de preservação, além da entrega do Troféu Marco Verde.

A Semana do Meio Ambiente e a Eco Dourados são eventos que têm o propósito de discutir os temas ligados ao Meio Ambiente no município de Dourados, atingindo a população de uma maneira geral.

Os eventos, já tradicionais em Dourados, acontecem em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente e mobilizam um público cada vez mais expressivo de ambientalistas, pesquisadores, acadêmicos, estudantes, políticos e a comunidade em geral.

A Programação completa pode ser acessada neste link.

 

Comentários

comentários