Programa Vale Universidade segue com inscrições abertas até dia o 3 de agosto

om inscrições abertas até o dia 3 de agosto para a edição de Inverno, o Programa Vale Universidade (PVU) já está fazendo a diferença na vida de muitos acadêmicos em Mato Grosso do Sul.

Vice-governadora e secretária da Sedhast, Rose Modesto (Foto: Leca)
Vice-governadora e secretária da Sedhast, Rose Modesto (Foto: Leca)

Executado pela Sedhast (Secretaria de Estado de Direitos Humanos, Assistência Social e Trabalho), esse novo período de inscrição é inédito na história do PVU e conta com 500 novas vagas, contemplando todo o estado. No governo anterior, vagas eram abertas apenas em edições de Verão.

“Essa é uma oportunidade para os estudantes que não tem como custear as mensalidades das faculdades. Abrimos 500 novas vagas neste ano para aumentar ainda mais o número de estudantes atendidos no nosso governo”, descreve a vice-governadora e secretária da Sedhast, Rose Modesto.

Um dos acadêmicos que já recebe o Vale Universidade é Marcelo Emanuel Barbosa, 29 anos, estudante de Administração da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS). Há quatro meses no programa, o acadêmico conta que se inscreveu no PVU por acreditar nas oportunidades que teria.

“Quando fiquei sabendo do processo seletivo do Vale Universidade, logo me inscrevi, pois vi um diferencial de poder fazer o estágio e ainda ter um bom tempo livre para estudar”, diz.

Realizando seu estágio na SAD (Secretaria de Administração e Desburocratização), no Parque dos Poderes, na Capital, Marcelo também vê como ponto positivo o ambiente de estágio e o contato prático com os desafios do dia a dia de sua área.

“Tenho sempre o apoio dos meus supervisores e isso é muito bom, além de poder ver na prática muitas situações teóricas que vemos na universidade. Isso tudo está se tornando um grande diferencial tanto nos estudos como na minha carreira”, relata.

Assim como Marcelo, o acadêmico interessado em ingressar no PVU, edição de inverno, pode realizar sua inscrição até o dia 03 de agosto, diretamente no site www.sedhast.ms.gov.br, clicando no banner do lado esquerdo da página.

O programa atende estudantes de universidade públicas e privadas. No caso das privadas, o Governo do Estado custeia 70% do valor da mensalidade; 20% é de responsabilidade da instituição de ensino e 10% é a contrapartida para os alunos. Nas universidades públicas o repasse é feito diretamente na conta do estudante, sendo o cálculo baseado na média da mensalidade do curso em outras universidades.

PVU

O Vale Universidade atende 1.467 alunos em universidades e faculdades de todo o Mato Grosso do Sul e com as novas 500 vagas da edição de inverno, o PVU está próximo de alcançar a marca de 2 mil acadêmicos beneficiados.

Comentários

comentários