Professores têm até fevereiro para informar a atuação docente no Censo da Educação Superior

Desde o último dia 18 de dezembro, está disponível o formulário para o preenchimento das informações relativas à atuação docente no ano de 2018. Esses dados serão informados no Censo da Educação Superior (CENSUP) e o acesso para preenchimento se dará através do link http://sistemas.ufgd.edu.br/censo/.

O documento fica disponível até 15 de fevereiro de 2019.

O docente deverá informar o quanto de sua carga horária (em percentuais) é dedicado para cada atuação – ensino de graduação em curso presencial e em curso à distância, ensino em curso de pós-graduação presencial ou à distância, pesquisa, extensão e ainda, gestão, planejamento e avaliação.

Em relação a este último item, o sistema CENSUP traz a seguinte definição: Gestão, planejamento e avaliação – refere-se ao docente que atua na gestão, planejamento e avaliação no âmbito da IES. Exemplo: diretores, coordenadores, membros de Conselhos e Comissões, entre outros.

O docente que não estava vinculado a nenhuma disciplina em 2018, não deverá informar Ensino de Graduação, seja em curso presencial ou à distância.

Todos os anos o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Anísio Teixeira (INEP) coleta várias informações das Instituições de Ensino Superior (IES) através do Censo da Educação Superior. As instituições devem fornecer os dados de todos os cursos, alunos, docentes, além de várias informações relativas às unidades acadêmicas, às bibliotecas e à infraestrutura da Instituição.

A partir do ano de 2014 os dados do Censo passaram a ser utilizados também para o cálculo do Aluno Equivalente, que compõe a Matriz OCC (Outros Custeios e Capital) e está diretamente ligado à definição do orçamento das Instituições Federais.

Outra grande contribuição do Censo é para as avaliações externas dos cursos de graduação, pois as informações relativas aos docentes são retiradas do Censo. Portanto, é de suma importância que as informações prestadas sejam as mais corretas possíveis, e que TODOS os docentes preencham o formulário.

Serviço

Para outros esclarecimentos, entre em contato pelo telefone 3410-2772 (Coplan) ou pelos emails [email protected] e [email protected]

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, insira seu cometário!
Por favor, insira seu nome aqui