Presidente francês condecora “heróis” que capturaram terrorista em trem

Marines que evitaram atentado em trem na FrançaO presidente francês, François Hollande, concedeu nesta segunda-feira (24/8) a Legião de Honra aos três jovens americanos e ao britânico que neutralizaram na sexta-feira, Ayoub El-Khazzani, no momento em que o marroquino tentava abrir fogo com um fuzil em um trem lotado de passageiros, da rede Thalys.

O suspeito nega a motivação terrorista e alega que desejava executar um roubo.

Spencer Stone, de 23 anos e Alek Skarlatos, 22 – dois soldados de férias na Europa -, seu amigo Anthony Sadler, 23, e o britânico Chris Norman, de 62 anos, receberam o título de “cavaleiros da Legião de Honra” em uma cerimônia no Palácio do Eliseu de Paris.

A maior condecoração francesa também será entregue em uma cerimônia posterior a um passageiro francês – que deseja permanecer no anonimato -, que foi o primeiro a tentar neutralizar o agressor, e ao franco-americano Mark Moogalian, de 51 anos, que foi ferido por um tiro e permanece internado em um hospital de Lille (norte).

As autoridades também reconheceram o papel desempenhado por outro francês, um agente da companhia ferroviária do país, a SNCF, que estava de férias no momento do ataque e que, segundo Spencer Stone, os ajudou a neutralizar El-Khazzani.

Comentários

comentários