Presidente da chapa “Uma OAB Para Todos” defende inovações em futura gestão

Na tarde desta terça-feira (21), a OAB de Mato Grosso do Sul recebeu o registro da chapa de número 44 para a disputa pela direção da entidade deste ano. Liderada pelo advogado Luiz Renato Adler, e com o nome de “Uma OAB Para Todos”, a chapa traz como diferencial, 50% de seu quadro formado por profissionais do sexo feminino, das quais 3 são doutoras, professoras universitárias atuantes nos meios jurídico e acadêmico.

Luiz Renato, a vice Mônica e demais integrantes ao registrar chapa na OAB-MS
Luiz Renato, a vice Mônica e demais integrantes ao registrar chapa na OAB-MS

De acordo com candidato a presidente da chapa, “um dos mais importantes pontos a se destacar é a formação da chapa com três professoras doutoradas pela PUC (Pontifícia Universidade Católica) de São Paulo, com currículos renomados, tanto no meio jurídico como no acadêmico. São professoras que atuam na UFMS e UCDB e que participaram efetivamente da formação de um grande número de profissionais que hoje advogam no Estado.”

Valorização do advogados e de suas prerrogativas e abertura da OAB para todos os advogados; participação direta dos profissionais da gestão OAB e a eleição direta para o quinto constitucional são algumas das bandeiras da chapa liderada por Adler.

“Os advogados precisam ter a liberdade de levar suas reivindicações às reuniões do Conselho, para sentirem-se efetivamente parte da ordem”, defendeu Adler.

Se por um lado, Adler defende a participação direta dos advogados na gestão e no conselho da ordem, por outro, o advogado argumenta que “a OAB precisa ter uma administração mais profissional, para o gerenciamento da entidade e para a gestão de recursos. Nós defendemos que a ordem conte com assessoria especializada de empresas com know-how e não mais por advogados”, argumenta Adler.

ELEIÇÃO

Afeife Hajj não apenas puxou o registro das chapas, mas também sagrou-se o primeiro advogado do interior a concorrer à presidência da Ordem. Com 35 anos de profissão cumprindo o quarto mandato de conselheiro federal da categoria, afirmou sentir-se preparado para dirigir a entidade.

Com discurso oposicionista, criticou a postura adotada pelos atuais gestores e prega mudanças na forma de conduzir as atividades, dizendo que a atual gestão perdeu o foco e não vem cumprindo o papel institucional.

O advogado Mansour Karmouche foi o segundo a registrar candidatura com a chapa “Ordem em Progresso”, na última sexta-feira (16), Ele que é o atual vice-presidente da entidade, tem a proposta de uma campanha positiva e sem ataques pessoais. Gervásio Oliveira, que pretendia lançar uma candidatura própria, acabou apoiando Karmouche e foi inscrito como vice. Também compõem o grupo o procurador federal Marco Aurélio de Oliveira Rocha (secretário-geral), Stheven Razuk (tesoureiro), Vinicius Monteiro Paiva (secretário-geral adjunto).

O advogado Jully Heyder da Cunha Souza foi o terceiro na lista de candidatos. Ex-secretário adjunto da ordem, ele fez parte do grupo de 81 dirigentes que renunciou aos postos em março de 2014 em protesto contra o atual presidente da entidade, Júlio César Rodrigues, sendo considerado, na época, como um dos líderes da oposição contra o gestor.

Lázaro José Gomes Júnior, atual secretário-geral da ordem, também está neste momento na sdee da OABi registrando sua chapa. Segundo ele, a proposta é avançar nas conquistas que tiveram início já nesta gestão, como o restabelecimento da harmonia e a modernização da instituição.

 

Silvio Ferreira

Comentários

comentários