Prefeitura prepara cemitérios e fiscalização para o período de Finados

Desde a manhã de hoje (30), fiscais da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano (Semadur) estão acompanhando a atuação de vendedores ambulantes nas imediações dos cemitérios públicos de Campo Grande: Santo Antonio, Santo Amaro e São Sebastião (Cruzeiro). A atuação dos fiscais começa quatro dias antes do feriado porque a expectativa é de que muitas pessoas antecipem a visita. São esperados pelo menos 80 mil visitantes de sexta-feira até dia 2 de novembro – Dia de Finados.

Cemitério Santo Antonio
Cemitério Santo Antonio

Os fiscais estão nos cemitérios municipais para orientar quem estiver vendendo artigos alusivos ao dia, como velas e flores e impedir que este tipo de comércio atrapalhe a movimentação dos visitantes nestes locais. De acordo com o chefe da divisão de fiscalização da Semadur, Antonio Celso da Costa, as regras continuam as mesmas de anos anteriores. Os ambulantes devem permanecer a uma distância mínima de 100 metros da entrada principal dos cemitérios.

“Como o movimento nos três cemitérios é grande nesta data, temos que facilitar o acesso e permitir uma visitação tranquila”, argumentou Antonio Celso. Neste ano, para atender a grande demanda de pessoas no Cemitério Santo Amaro, o atendimento começará a ser feito na capela onde os visitantes poderão obter informações e dados sobre a quadra e lote.   No Cemitério Santo Amaro estão sepultadas 41 mil pessoas; no Santo Antonio existem 13.996 sepultados e no São Sebastião outros 27 mil.

Para facilitar o acesso aos túmulos, a Semadur irá disponibilizar computadores para auxiliar os visitantes na localização. Serão três computadores para o Cemitério Santo Amaro, dois para o Santo Antonio e outros dois para o São Sebastião. “Além dos computadores disponibilizados em cada cemitério, a pessoa poderá consultar on-line de qualquer outro local”, informou Antonio Celso. A informação do local dos jazigos já pode ser obtida site da prefeitura www.capital.ms.gov.br – no rodapé do site, no link “consulta de jazigo”.

Transporte

No Dia de Finados, a tarifa especial de ônibus é de R$ 1,20 para quem tem cartão.

Comentários

comentários