Prefeitura lança programa Juventude Ativa nesta quarta-feira

A Prefeitura Municipal de Campo Grande, por meio da Secretaria Municipal de Juventude, lança na próxima quarta-feira (30), às 16h, no Horto Florestal, o Programa Juventude Ativa, que será voltada aos jovens da Capital.

29juve

De acordo com o Secretário Municipal da Juventude, Wilton Acosta, o programa é baseado nos direitos instituídos pelo Estatuto da Juventude. No total, 11 projetos farão parte do programa. “A Juventude Ativa busca devolver atividades voltadas para os jovens e, principalmente, para as suas necessidades, como geração de emprego, garantir direitos, respeito e conhecimento. Queremos inserir os jovens nas ações realizadas pela prefeitura”, disse Wilton.

Secretário Municipal da Juventude, Wilton Acosta
Secretário Municipal da Juventude, Wilton Acosta

Uma dos projetos do Programa, o Juventude na Praça, já está sendo realizado aos domingos nos bairros da Capital e já está indo para a 5ª edição. A ação leva até os jovens da Capital atividades culturais, esportivas, além de palestras.

Estatuto da Juventude

O Estatuto da Juventude é considerado um grande avanço normativo e deixa um legado para o Brasil, ao dispor sobre direitos dos jovens, estabelecer diretrizes de políticas públicas e do Sistema Nacional de Juventude. A lei reconhece o papel estratégico da juventude no desenvolvimento do país e aponta os direitos que devem ser garantidos, de acordo com a especificidade dessa população.

Fazem parte do estatuto:

1) Direito a cidadania, à participação social e política e à representação juvenil; 2) à educação; 3) à profissionalização do trabalho e à renda; 4) à diversidade e à igualdade; 5) à saúde; 6) à cultura; 7) à comunicação e à liberdade de expressão; 8) ao desporto, esporte e lazer; 9)ao território e mobilidade urbana; 10) à sustentabilidade e meio ambiente; 11) à segurança pública e acesso à justiça.

Comentários

comentários