Prefeitura firmará contratos com produtores rurais para preservação da Bacia do Guariroba

Da Redação

Bacia do Guariroba (Foto: Divulgação/Águas Guariroba)

O prefeito Marquinhos Trad assinará novos contratos para o Pagamento por Serviços Ambientais (PSA), juntamente com proprietários rurais da região da Área de Proteção Ambiental do Guariroba, nesta quarta-feira (12), às 15h, no Paço Municipal. O contrato prevê a remuneração (financeira ou por serviço) ao produtor rural que adotar práticas sustentáveis de preservação ambiental na propriedade.

Serão 16 novos contratos com os produtores rurais que da região da Bacia do Guariroba que ingressam no Programa Manancial Vivo (PMV), onde firmam contrato com a Prefeitura Municipal de Campo Grande, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Gestão Urbana (Semadur), para a adoção de práticas e manejos conservacionistas de melhoria da distribuição da cobertura florestal na paisagem que contribuam para o aumento da infiltração de água e para o abatimento efetivo da erosão, sedimentação e incremento de biodiversidade em suas propriedades e assim possam receber o pagamento pelos serviços ambientais executados.

O secretário da Semadur, Luís Eduardo Costa destaca a relevância da iniciativa “O intuito é incentivar formas sustentáveis de comportamento aos produtores da região e conscientizar quanto à importância do cuidado com a utilização dos recursos naturais. Pois a região é de extrema importância para o abastecimento de água da população”.

PMV

O Programa Manancial Vivo é um programa de adesão voluntária de restauração do potencial hídrico e do controle da poluição difusa no meio rural. O mesmo prevê a adequação ambiental e o pagamento por serviços ambientais aos produtores rurais que, por meio de práticas e manejos conservacionistas e de melhoria da distribuição da cobertura florestal na paisagem, contribuam para o aumento da infiltração de água e para o abatimento efetivo da erosão, sedimentação e incremento de biodiversidade.

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here