Preços dos combustíveis nos postos têm nova semana de alta

Os preços médios dos combustíveis para o consumidor final voltaram a registrar aumento nesta semana, de acordo com dados divulgados nesta sexta-feira, dia 11 de outubro, pela ANP (Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis). Segundo a agência, houve elevação no valor do diesel, da gasolina e do etanol.
Os preços divulgados representam uma média caculada pela ANP a partir de dados coletados em postos em diversas cidades pelo país. O valor, portanto, pode variar de acordo com a região.
O resultado desta semana representa a quinta alta seguida do preço da gasolina nos postos e a sexta do diesel. Já o etanol teve seu terceiro aumento semanal consecutivo.
As altas ocorrem após a Petrobras ter elevado os valores do diesel e da gasolina por três vezes ao longo do mês anterior.
A empresa reajustou pela última vez a gasolina em 27 de setembro, com uma alta na sequência de turbulências no mercado de petróleo depois de ataque sobre instalações produtivas da Arábia Saudita em meados do mês passado. Já o diesel não tem alterações desde 19 de setembro.
Os repasses dos ajustes no preço nas refinarias para ao consumidor final, nos postos, dependem de diversos fatores, como impostos, margens de distribuição e revenda e mistura de biocombustíveis.
O consumo dos estoques das distribuidoras também influenciam na velocidade que os repasses ocorrem para os postos.
As cotações da estatal nas refinarias têm como base a paridade de importação, formada pelos preços internacionais mais os custos que importadores teriam, como transporte e taxas portuárias, por exemplo, além de uma margem que cobre os riscos.

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, insira seu cometário!
Por favor, insira seu nome aqui