‘Pode criar um sentimento de paranoia coletiva’, diz especialista em Direito Cibernético sobre fake news

Rádio Globo Campo Grande

Nunca se falou tanto na influência de notícias falsas nas eleições como em 2018. O termo fake news ganhou as ruas e preocupa a sociedade, principalmente políticos e imprensa. Para comentar e explicar o cenário que envolve crimes e notícias falsas, o Café das Seis, desta segunda (20), conversou com o advogado, professor e especialista em Direito Cibernético Raphael Chaia.

Para ele, a disseminação de notícias falsas unida à falta de checagem dos consumidores da informação, pode gerar um colapso social. “Pode criar um sentimento de paranoia coletiva muito grande. Vamos começar a duvidar de todo e qualquer tipo de informação que a gente recebe. A gente está saindo daquele momento em que todo mundo acredita em qualquer coisa que for publicada e a gente está migrando para um paradigma de que tudo é fake news, inclusive as notícias que são verdadeiras”.

Além das notícias falsas, a conversa abordou também a nova lei sobre importunação sexual e divulgação de cena de estupro. Confira a entrevista completa abaixo:

 

 

Comentários