PMA: Operação contra o tráfico de papagaios começa em MS

Da Redação

A Polícia Militar Ambiental e o Ibama deram início nesta sexta-feira (14) a operação Bocaiúva contra o tráfico de papagaios em Mato Grosso do Sul. Em 2019 durante a operação, foram apreendidas 185 aves e seis traficantes foram autuados em R$ 755 mil.

Foto: PMA/Divulgação

A ação é realizada pelo terceiro ano consecutivo no estado. Segundo a Policia Militar Ambiental, o papagaio é o animal mais procurado por traficantes em Mato Grosso do Sul e o objetivo da operação é evitar principalmente a retirada dos filhotes dos ninhos.

“Geralmente eles contratam algumas pessoas para fazer essa captura durante à noite ou no entardecer e após juntarem uma quantidade suficiente vem o atravessador, pega os animais e leva para outro ponto”, explica o tenente Ismael Frais, da PMA.

O período de agosto a dezembro é mais preocupante por ser o período reprodutivo em que os animais silvestres são mais traficados.

As equipes estão sendo distribuídas em fazendas e pontos de bloqueios. As principais regiões de tráfico estão nas dividas dos estados de São Paulo e Paraná.

“Enquanto as pessoas estiverem comprando esses traficantes vão ser incentivados a retirar esses animais da natureza para vender. De cada dez animais retirados da natureza apenas um chega vivo até o consumidor final”, comenta o tenente-coronel Ednilson Queiroz, da PMA.